CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 29 de março de 2019

Parnamirim: Nova Esperança recebe os atendimentos do projeto Zoonoses nos Bairros

Por Ascom Cosems-RN

Hoje, 29, foi dia dos moradores de Nova Esperança receberem os atendimentos do projeto Zoonoses nos Bairros para os seus bichinhos de estimação. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A concentração foi na Praça Gastão Mariz, por trás da UBS Nova Esperança. A meta do projeto é chegar a um novo bairro de Parnamirim a cada mês, oferecendo vacinação antirrábica, teste rápido para leishmaniose visceral, atendimentos veterinários, brindes e orientações sobre saúde animal.

Nesta edição, o projeto teve o apoio voluntário do projeto social Sementinha da Esperança e  mais uma vez, da Magnus Rações. Na edição anterior, em fevereiro, o bairro contemplado foi Emaús.  O CCZ já está pensando num local para a próxima edição do Zoonoses nos Bairros, em abril.

Moradora no bairro de Nova Esperança há dezesseis anos, Cristiane Maria levou os três cães para o teste rápido da leishmaniose visceral e descobriu que um deles pode estar com Calazar. “Ele não aparentava ter Calazar, parecia saudável. O teste gratuito foi muito importante para identificar previamente o problema”, disse a moradora.

O médico veterinário Khaled Salim explicou que após o teste rápido dar positivo para leishmaniose visceral, se faz necessária a confirmação da doença com o teste definitivo. “O animal não fica curado, mas existe a condição de ser acompanhado pelo tempo que viver em um tratamento específico e de custo elevado”, disse.

Raniery Vieira é outro morador de Nova Esperança que levou seus três cães para vacinar contra a raiva. “A caderneta de vacinação está em dia. Acho importante também o teste rápido para a leishmaniose visceral, tanto para a saúde dos bichos, como da população. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, disse.

“Por meio dessa ação, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, se aproxima ainda mais da população oferecendo cuidados à saúde dos seus bichinhos de estimação. Também realizaremos doação de cães e gatos e brincadeiras envolvendo a comunidade e seus pets”, encerrou Josivan Gomes, diretor do CCZ em Parnamirim.

IMPRENSA SMS PARNAMIRIM