CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 14 de novembro de 2019

Secretaria Municipal de Saúde de Natal oferta diversas atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes 

Por Ascom Cosems-RN

Temida no mundo todo, a diabetes é um “conjunto” de doenças crônicas que têm como principal característica o aumento dos níveis de glicose no sangue, levando a dificuldade do organismo em filtrar o açúcar dos alimentos. Diante disso, no intuito de comemorar o Dia Mundial de combate ao Diabetes (14 de novembro), a Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nessa quinta-feira (14), várias mobilizações de combate à doença em diferentes Unidades de Saúde.

As ações ocorreram em locais de referências para a Secretaria de Saúde, com destaque para as Unidades de Rosângela Lima (Distrito Sul), Felipe Camarão (Distrito Oeste), Alecrim (Distrito Leste), Vista Verde (Distrito Norte I) e Bela Vista (Distrito Norte II).

De acordo com a chefe do setor de promoção à saúde, Virginia Medeiros, o cuidado deve ser intensificado de forma prematura para o bem-estar do usuário. “O objetivo com essas ações é diagnosticar de forma precoce e intensificar os cuidados para a população na tentativa de conter a doença o mais rápido possível”, disse.

Com uma equipe multidisciplinar, ou seja, de várias áreas da saúde, como educadores físicos, nutricionistas, enfermeiros e endocrinologistas, os principais serviços ofertados foram palestras sobre os cuidados com a saúde e alimentação saudável, atividade física, testes de glicemia e verificação de pressão arterial.

Como dito, a diabetes é uma doença crônica, ou seja, que não há cura, possuindo apenas meios para o tratamento e controle. Além disso, a diabetes pode causar várias complicações a longo prazo para o ser – humano, como por exemplo, doenças cardiovasculares e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

Porém, há diversos fatores para o desenvolvimento da diabetes, como idade, gravidez, uso de certos medicamentos e histórico familiar. No entanto, outro fator que deixa a diabetes mais problemática é a ligação com a obesidade. Por isso, é de extrema importância que o paciente procure ajuda médica para exames de rotina e busque balancear sua alimentação. “Além do açúcar, uma das medidas para controlar a diabetes é a redução do carboidratos. Ou seja, evitar comer massas brancas, porque também aumenta o coeficiente de glicose no organismo. Dessa forma a presença de um nutricionista é essencial para balancear e criar uma dieta”, garante Jocilda Duarte, técnica de enfermagem da Unidade de Saúde Bela Vista.

No Brasil, entre os anos de 2006 e 2016, de acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento significativo de 60% do diagnóstico da doença. Atualmente, o Brasil vive uma tendência mundial. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), 13 milhões de pessoas têm a doença, dessa forma, sendo considerada um grande problema para a saúde pública.

IMPRENSA SMS NATAL