CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 14 de novembro de 2018

SMS Natal iniciará Projeto PET- Saúde Interprofissionalidade este ano

Por Ascom Cosems-RN

Na última segunda-feira (12), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aconteceu a reunião de encerramento do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), em parceria com a UFRN e apresentação do novo PET Interprofissionalidade.

O Projeto teve duração de 24 meses, sob as coordenações de Nádia Rocelly Lima representando a SMS e Eliana Guerra representando a UFRN, com o objetivo de integrar a UFRN com a SMS – ensino e serviço.

“O Projeto oferece a oportunidade de experiência no campo de trabalho para os estudantes, onde são destinados à Unidades Básicas de Saúde que precisam de mais assistência junto à comunidade. A grande importância do Projeto é a vivência que os alunos têm na área de trabalho, enquanto ainda estão na universidade. Momento significante na formação profissional”, destacou Nádia Rocelly.

Durante o encerramento que contou com 20 professores, houve entrega de certificados dos 360 estudantes que participaram do PET e avaliação dos avanços e desafios do projeto. Além disso, foi apresentada a proposta de um novo Projeto PET- Saúde Interprofissionalidade, que tem o mesmo objetivo, e se iniciará ainda este ano.

A SMS e a UFRN desenvolveram o Projeto PET-Saúde Interprofissionalidade, com o intuito de dar experiência aos estudantes e integração na comunidade, dando ênfase ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse projeto foi uma iniciativa do Ministério de Saúde, que publicou um edital em nível nacional, e para que as Secretarias Municipais e Estaduais pudessem colocar em prática o projeto. Para isso, foi necessário passar em algumas seleções, e a SMS de Natal foi uma das secretarias selecionadas.

“O que mudou do antigo para o novo Projeto foi a questão da interprofissionalidade, anteriormente era dividido por grupos tutoriais, porém o novo projeto reúne todos os cursos participantes e ainda acrescenta outros, como por exemplo farmácia e educação física”, disse a técnica/SMS, Lidianne Montenegro.

ASSESSORIA DE IMPRENSA