CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 14 de novembro de 2018

UBS Dr Lucas Benjamim mantém grupo de artesanato como terapia alternativa para comunidade

Por Ascom Cosems-RN

 

A Unidade Básica de Saúde Dr Lucas Benjamim, localizada no bairro Abolição 3, mantém desde o ano passado um grupo de artesanato que vem mobilizando a comunidade da terceira idade a se engajar em atividades ocupacionais. Arte Vida foi o nome escolhido pelas componentes para representar o grupo, que atualmente conta com 12 mulheres do bairro. Durante as reuniões, nas tardes das terças-feiras, as participantes aprendem a confeccionar fuxico, adereços, bordados, toalhas com fita, reutilização de palitos de picolé para decoração, além de outros tipos de artesanato.

A aposentada Vania Azevedo, 59 anos, afirma que não perde uma tarde na UBS todas as terças-feiras. Ela teve problemas mentais, mas o tratamento médico e a ocupação no grupo Arte Vida estão dando resultados positivos. “Eu me reencontrei novamente nesse grupo quando passei a fazer parte. Me sinto muito bem aqui. Há duas semanas que estou bem para baixo, mas quando me reencontro com todos me sinto melhor. Eu acho muito bom todos os trabalhos que fazemos aqui.”, explicou a aposentada.

As peças produzidas pelas participantes são vendidas em feirinhas realizadas na cidade ou em determinados dias marcados na Unidade. Todo dinheiro apurado com as vendas é investido na compra de materiais para fabricação de novas peças de artesanatos. A produção também é definida de acordo com a atividade festiva do mês. Próximo do período natalino, as peças que estão sendo confeccionadas no momento remetem ao Natal. A próxima feirinha com as vendas dos produtos vai acontecer em dezembro, em local e hora a serem definidos.

Colaboram com a realização dos encontros semanais as agentes comunitárias de saúde Ana Lucia, Ana Patricia, Maria Aparecida, Socorro Santiago, Thrycia Damasceno, Katia Lucia e os residentes multiprofissionais.

ASSESSORIA DE IMPRENSA