CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de março de 2020

Cosems presente em aula inaugural de Especialização em Vigilância em Saúde ao mesmo tempo em que realiza Seminário Sobre Novo Modelo de Financiamento da APS

Por Ascom Cosems-RN

Nesta quarta-feira (4) teve início a abertura nacional do curso de Especialização em Vigilância em Saúde. No Rio Grande do Norte a abertura aconteceu na Faculdade Estácio de Sá, em Natal. A Especialização é uma iniciativa da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que integra o Plano Ampliado de Desenvolvimento da Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS.

A especialização é destinada aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde que atuam nas ações de Vigilância em Saúde, e tem por objetivo especializar os profissionais para atuar em diferentes cenários, articulando as ações de vigilância, prevenção, promoção e controle de doenças e agravos, fazendo com que esses profissionais sejam capazes de utilizar o raciocínio epidemiológico para responder de forma adequada às emergências em saúde pública.

Os docentes utilizam uma abordagem construtivista da educação, traduzida num currículo integrado e orientado por competência, sendo operacionalizado por metodologias ativas, com base em um processo de ensino-aprendizagem ancorado na aprendizagem significativa, na integração teoria-prática e na dialogia.

“Referendamos o apoio do Cosems-RN a todos que fazem parte desta especialização, pois conhecemos o quão esta é importante para o SUS. Sabemos da importância da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância em Saúde para o Sistema Único de Saúde, e reforçamos a importância da participação dos municípios em iniciativas como estas, pois são nos municípios emque tudo acontece”, destacou Dailva Bezerra, secretária municipal de saúde de São Paulo do Potengi e representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) na abertura da especialização.

Autoridades como o titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), doutor Cipriano Maia, o secretário municipal de saúde de Natal, doutor George Antunes, o representante do Conselho Estadual de Saúde (CES), Pablo Renoir, a coordenadora de promoção à saúde da Sesap, Neuman Oliveira, o representante do Hospital Sírio Libanês, José Antônio de Moura e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Juliana Araújo, participaram do início das atividades.

Ainda nesta quarta os municípios da terceira região de saúde (Mato Grande e Salineira) receberam o Seminário Sobre o Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). O encontro aconteceu no SEST SENAT, em João Câmara, e reuniu secretários, coordenadores da APS e coordenadores de vigilância dos municípios que compõem a região. Membros da Sesap e técnicos do Cosems conduziram o encontro, que também contou com a presença da presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia.