CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 31 de março de 2021

COSEMS-RN REALIZA 240ª REUNIÃO ORDINÁRIA

Por Ascom Cosems-RN

Nesta terça-feira (30) o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou, de forma virtual, pelo aplicativo Zoom, sua 240ª reunião ordinária, com gestores de todo o Estado. Seguindo esta tendência desde o ano passado, os encontros ordinários mensais do Cosems-RN permanecerão virtuais em decorrência da pandemia de Covid-19.

O primeiro ponto de pauta apresentado foi o panorama geral e situação do Previne Brasil. A demanda ficou por conta de Celiza Garcia, assessora técnica da atenção básica do Cosems-RN. Na oportunidade, ficou pactuada a criação de grupo em aplicativo Whatsaap ou Telegram para o repasse de informações sobre sistemas. Outra questão em torno do Previne Brasil será a realização de oficinas regionais sobre o tema a partir de abril.

CONFIRA AQUI APRESENTAÇÃO SOBRE PANORAMA GERAL E SITUAÇÃO DO PREVINE BRASIL E CRONOGRAMA DE DISCUSSÃO ON-LINE POR REGIÃO

O segundo ponto da ordem do dia foi sobre o sistema “RN Mais Vacina”. As discussões foram conduzidas por Lyane Ramalho, subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), que fez breve relato sobre o início da vacinação contra COVID-19 no Estado, iniciado em 19 de janeiro, bem como sobre a logística de distribuição das vacinas aos municípios e a metodologia utilizada na vacinação da população potiguar.

 

 

O professor Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também esteve no encontro e explicou aos gestores sobre o Ranking de Transparência de Vacinação dos municípios.

A presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia, reconheceu importância do Ranking de Transparência de Vacinação, porém elencou uma série de dificuldades que os municípios enfrentam pra alimentar o sistema com agilidade, o que acaba comprometendo a avaliação de desempenho destes na ferramenta. Ricardo Valentim se propôs em estudar junto com a equipe técnica do LAIS uma nova forma de apresentar os dados da vacinação dos municípios à população norte-rio-grandense.

 

 

Os assessores técnicos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Elton Chaves e Blenda Leite, discorreram sobre a questão de insumos integrantes do chamado “kit intubação” nos anos de 2020 e 2021. A Presidente Maria Eliza aproveitou a oportunidade pra ressaltar o trabalho pioneiro do Cosems no tocante a falta de oxigênio nas unidades de saúde, que alertou todo o Rio Grande do Norte sobre o problema que afligia os municípios potiguares.

A leitura da pauta da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que aconteceu logo após a reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN, foi apresentada aos presentes, dando início aos momentos finais do encontro do Cosems-RN. Na última etapa do encontro foram dados informes sobre: câncer infanto juvenil: retorno da Coordenação da Comissão Estadual do Programa Mais Médico; continuidade do cronograma de capacitação da Assistência Farmacêutica/ HORUS.

CONFIRA FOTOS DO ENCONTRO