CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de fevereiro de 2020

Cosems-RN reinicia agenda de encontros mensais com secretários de saúde

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizou sua 233ª reunião ordinária nesta quarta-feira (19). O encontro aconteceu no Hotel Monza, localizado no bairro candelária, em Natal, e contou com a presença de gestores municipais de saúde de todo Estado além de técnicos da Secretaria da Saúde Pública (Sesap). Sob comando da presidente Maria Eliza Garcia, atual secretária de saúde de Doutor Severiano, município localizado na região do Alto Oeste (6ª região de saúde), a 233ª reunião ordinária do Cosems foi pautada com diversos temas de interesse dos gestores potiguares.

O secretário executivo do Conselho de Secretarias, Sueldo Queiroz, apresentou a “Agenda do gestor: prazos e providências para 2020”, com algumas observações sobre os Congressos realizados pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) ao longo do ano – Norte e Nordeste (19 e 20/03) e Nacional (08 a 10/07) -, bem como sobre o Seminário de Encerramento de Gestão que será realizado pelo Cosems-RN em 16/09, além dos Diálogos Temáticos e outras agendas pertinentes (CONFIRA DETALHES).

Já a assessora técnica do Colegiado, Solane Costa, explicou aos gestores sobre detalhes do “Regulamento da 2ª “Mostra RN aqui tem SUS”. As inscrições da Mostra poderão ser realizadas entre os dias 20 de fevereiro e 30 de março através do e-mail mostra2020@cosemsrn.org.br. O evento será realizado em 14 de abril de 2020 (CONFIRA DETALHES).

Dando prosseguimento às discussões da Ordem do Dia, ficou pactuado que a reunião ordinária de março não acontecerá em virtude do Congresso Norte e Nordeste, como também em decorrência dos acolhimentos regionais, que acontecerão numa parceria entre Conselho de Secretarias e Sesap. As datas dos acolhimentos ficaram previamente pactuadas da seguinte forma: 7ª região: Metropolitana (02/03), 1ª região: Agreste/Litoral Sul (03/03), 3ª região: Mato Grande/Salineira (04/03), 5ª região: Trairi/Potengi (05/03), 2ª região: Oeste e 8ª região: Vale do Açu (10/03), 6ª região: Alto Oeste (11/03) e 4ª região (12/03). Para mais detalhes, contactar o Cosems-RN através do 3222-8996.

OUTROS TEMAS

Alessandra Lucchesi, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública, fez apresentação do Plano de Contingência Estadual para as Arboviroses, que tem o objetivo de estruturar uma resposta coordenada nas regiões de saúde para as ações de vigilância e controle das arboviroses no Rio Grande do Norte (CONFIRA DETALHES).

As assessoras do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL), Ana Patrícia e Leila Toscano, representaram o parlamentar na 233ª reunião ordinária e abordaram questões relativas sobre atividades e frutos gerados pela Frente Parlamentar das Práticas Integrativas, que têm seus debates desenvolvidos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Por fim, as assessoras convocaram os presentes a participar de audiência pública sobre o tema, que será realizada na ALRN, em 28 de abril, às 14h.

Quadro técnico da Sesap, Iraci Nestor, exibiu o Plano de Implantação da Vacina de Febre Amarela na rotina dos serviços de vacinação do Estado (CONFIRA DETALHES).

Finalizando o encontro, nos Informes Gerais, houve deliberação sobre alocação dos recursos financeiros para realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos no RN conforme portaria nº 3.932/2019.

 

 

A reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) ocorreu ainda nesta quarta-feira, no auditório da Unifacex, localizado na avenida Deodoro da Fonseca, em Natal, sob o comando da presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia, em virtude da ausência do secretário titular da Sesap, Cipriano Maia.