30 de novembro de 2020 Covid-19: Cosems-RN participa de lançamento de inquérito sorológico
Por Ascom Cosems-RN

Na última sexta-feira (27) a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia, participou, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Norte, do lançamento do Inquérito Sorológico de Base Populacional – Prevalência de infecção por Covid-19 no RN. Presenças da governadora Fátima Bezerra, do vice Antenor Roberto e de várias autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS) estadual.

De acordo Maria Eliza Garcia, a identificação e registro dos casos de COVID-19 ainda é subestimada e este inquérito sorológico produzirá novas estimativas que serão utilizadas no enfrentamento e controle da pandemia, bem como na manutenção da saúde e da vida dos potiguares.

A pesquisa, que será realizada em meio a sete mil famílias nas oito regiões de saúde do Rio Grande do Norte, terá início na primeira semana de dezembro e trará perguntas alusivas a sintomas, estado de saúde, idade, comorbidades, entre outras questões referentes a infecção por COVID-19. No total, serão aplicados 24 mil questionários e testes nos municípios de Pau dos Ferros, Mossoró, Assú, Natal, João Câmara, São José de Mipibu, Santa Cruz e Caicó.

O inquérito tem o apoio do Comitê Científico de assessoramento ao Governo do Estado para a pandemia composto por especialistas e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).