17 de março de 2020 “Encontro com Poderes”: Cosems debate ações de combate e prevenção ao Coronavírus no RN
Por Ascom Cosems-RN
Presidente Maria Eliza ladeada por autoridades presentes ao encontro.

 

Nesta segunda-feira (16) o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participou do “Encontro com Poderes”, no Centro Administrativo do Estado, em Natal. O evento, articulado pelo Governo do Estado, reuniu representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário potiguar com o intuito de debater sobre ações de prevenção e combate ao Coronavírus (COVID-19) em território norte-rio-grandense. Além de representantes dos Poderes constituídos o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual e Federal (MP e MPF), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de membros da sociedade civil organizada, dentre outros, também se fizeram presentes no Encontro.

Prefeitos dos municípios de Mossoró, Rosalba Ciarline; de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara; de Natal, Álvaro Dias; de Parnamirim, Rosano Taveira; de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio; de Macaíba, Fernando Cunha; e de Extremoz, Joaz Oliveira; além de outros gestores vindos de municípios do interior também estiveram presentes no Encontro. Representaram suas instituições: Eudo Leite Rodrigues, procurador-geral de Justiça do RN (MP); Xisto Tiago, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho; deputado Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa do RN; Poti Júnior, presidente TCE;  desembargador João Rebouças, presidente do Tribunal de Justiça do RN; prefeito José Leonardo, presidente da Federação de Municípios do RN (FEMURN); Caroline Maciel da Costa Lima da Mata, procuradora-chefe do Ministério Público Federal; Marcus Vinícius, defensor público-geral do RN; e Geolipia Jacinto, presidente do Conselho Estadual de Saúde; além de diversos auxiliares e técnicos do Governo do Estado, dentre outros.

Do Conselho de Secretarias estiveram presentes a presidente Maria Eliza Garcia (Doutor Severiano), a primeira vice-presidente, Dailva Bezerra (São Paulo do Potengi), o secretário de articulação interinstitucional, Jalmir Simões (São Gonçalo do Amarante) e o secretário executivo, Sueldo Queiroz. Em sua fala, a presidente Maria Eliza destacou que o Rio Grande do Norte foi um dos primeiros estados da Federação a organizar seu Plano de Contingência contra a COVID-19. “A gente sabe que o grande número de pessoas do Estado estão em Natal e Mossoró, e o maior fluxo de pessoas em todo o Rio Grande do Norte são para esses dois municípios, assim precisamos de um grande cuidado e de uma grande força de trabalho nestes dois municípios”, frisou.

Ainda de acordo com a presidente, é na atenção básica que os municípios precisam direcionar maior cuidado e atenção. “Estamos precisando de um socorro para que a gente possa otimizar essa atenção básica, tanto do Estado quanto do Ministério da Saúde, pois não temos como paralisar as unidades básicas de saúde”, alertou, frisando que o Conselho de Secretarias montará uma estratégia de trabalho junto aos secretários municipais de saúde para reorganizar o atendimento ao público.

Maria Eliza Garcia também chamou atenção dos prefeitos para este novo momento e cobrou dos mesmos apoio na formação de estratégia de trabalho para a reorganização dos atendimentos nas unidades básicas de saúde. Neste sentido, a presidente do Cosems-RN também cobrou o mesmo apoio do Ministério Público e dos profissionais de saúde para fortalecimento destas estratégias.

Confira fala na íntegra:

 

COMITÊ

Após participação da presidente Eliza Garcia, a governadora Fátima Bezerra de pronto convidou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte para integrar o Comitê Estadual de Emergências em Saúde Pública e destacou a importância da Instituição na luta contra o novo Coronavírus.

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA

No Encontro, o titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia, apresentou detalhes do PLANO DE CONTINGÊNCIA ESTADUAL PARA INFECÇÃO HUMANA PELO COVID-19. O Plano tem o objetivo de minimizar os efeitos da disseminação de uma cepa pandêmica sobre a morbimortalidade e suas repercussões na economia e no funcionamento dos serviços essenciais.

 

ENCAMINHAMENTOS

Após finalização das discussões a governadora Fátima elencou como encaminhamentos: a cobrança junto ao Governo Federal por mais recursos para o Sistema Único de Saúde dos estados e municípios, descontingeciamento de recursos na ordem de R$ 21.000.000.000,00 (vinte um bilhões de reais) de recursos federais e ampliação de vagas do Programa Mais Médicos no RN. Por fim, Fátima Bezerra adiantou que o Governo do Rio Grande do Norte desenvolverá campanha educativa voltada ao esclarecimento e sensibilização da população potiguar sobre o combate e prevenção ao COVID-19.

Confira íntegra do encontro:

https://www.facebook.com/cosemsrn/videos/598201704371151/

 

PUBLICAÇÕES SESAP

FLUXO DE ATENDIMENTO

PROCOLO CLÍNICO

NOTA INFORMATIVA Nº 02/2020

NOTA TÉCNICA Nº 04/2020

NOTA TÉCNICA Nº 05/2020

BOLETINS EPIDEMIOLÓGICOS E OUTROS DOCUMENTOS (ATUALIZAÇÃO DIÁRIA)