CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de março de 2020

Mais Médicos: inscrições para seleção e renovação da adesão são prorrogadas até domingo (22/03)

Por Ascom Cosems-RN

 

As inscrições para a seleção de 5,8 mil profissionais para atuação no programa Mais Médicos e renovação da adesão de 1.901 municípios e mais 19 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) foram prorrogadas e vão até domingo (22/03), até às 18h. A prorrogação acontece para ampliar as oportunidades dos médicos interessados frente à dimensão da demanda. Os editais emergenciais foram lançados pelo Ministério da Saúde no dia 11 de março, como resposta de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

A estratégia contempla apenas a adesão de profissionais com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e a renovação da adesão dos municípios partícipes elegíveis, com vigência de contrato somente de um (1) ano.Ela acontece em momento em que o Programa Médicos Pelo Brasil ainda se encontra em fase de regulamentação da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), sendo seu objetivo maior apoiar os municípios mais carentes do país de forma permanente, estruturante, com regras claras de seleção e contratação dos médicos. Esse programa garantirá carteira assinada e plano de carreira e priorizará médicos especializados em Medicina de Família e Comunidade, com gratificação para aqueles que se deslocarem até os locais mais distantes e vulneráveis.

PROCESSO SELETIVO

Diante do contexto, e com a celeridade que a conjuntura exige, o Ministério da Saúde optou pela assistência médica emergencial à população via processo seletivo simplificado. Os profissionais serão distribuídos em 1.901 municípios de todo o país, além de 19 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Capitais e grandes centros urbanos voltam a fazer parte deste edital do programa Mais Médicos, que vinha priorizando municípios mais carentes. Isso acontece porque são as grandes cidades que têm maior concentração e movimentação de pessoas, sendo locais mais propensos à circulação do Coronavírus.

A expectativa é de que parte dos médicos já comece a atuar nos municípios no início de abril. Importante frisar que o edital prevê até 5 chamadas de modo a viabilizar a ocupação de todas as vagas ofertadas. Cada chamada segue imediatamente após o término da anterior, visando garantir o objetivo de suprir o atendimento à população no menor intervalo temporal possível.

Para garantir a contratação de todos esses profissionais, o Ministério da Saúde vai investir R$ 1,2 bilhão. As inscrições para os médicos e municípios estão abertas desde o dia 16 de março. Os cronogramas estão disponíveis nos seguintes endereços: Cronograma – Médico | Cronograma – Município.

Conheça o edital de adesão de médicos ao Programa de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde: edital de renovação da Adesão de Municípios e do Distrito Federal ao programa Mais Médicos.

Veja também a lista de municípios elegíveis clicando aqui.

REINCORPORAÇÃO

Na Lei de criação do Programa Médicos Pelo Brasil, foi inserida a possibilidade desses profissionais serem reincorporados ao Programa Mais Médicos. Por esse motivo, o Ministério da Saúde está envidando esforços para concretizar essa chamada especial. Contudo, a entrada desses médicos depende de ações e articulações institucionais com diversos órgãos federais (como o Departamento da Polícia Federal, do Ministério da Justiça) e internacionais (como a OPAS), exigindo trâmites que não garantem a celeridade que o momento atual exige.

VIA PORTAL CONASEMS