14 de fevereiro de 2020 Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus é apresentado a municípios potiguares
Por Ascom Cosems-RN

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através da subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), realizou nesta sexta-feira (14), na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, em Natal, a apresentação do Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus.

O encontro contou com a participação de secretários municipais de saúde e técnicos municipais responsáveis pela vigilância em saúde, atenção básica e atenção especializada de todas as regiões do Estado. Dailva Bezerra, secretária municipal de saúde de São Paulo do Potengi e primeira vice-presidente do Cosems foi a representante oficial do Colegiado no encontro, que também contou com a presença do secretário municipal de saúde de São Gonçalo do Amarante e secretário de articulação interinstitucional do Conselho, Jalmir Simões e do secretário executivo Sueldo Queiroz.

Para Sueldo Queiroz, o encontro foi sugerido pelo Cosems à Sesap para que acontecesse antes do carnaval em virtude da grande concentração de pessoas que ocorre no Estado, seja na região metropolitana, litorânea ou interior. “Nossa grande preocupação enquanto Cosems é que todos os que compõem a gestão municipal, tanto dos municípios que realizam carnaval bem como dos que não realizam, possam estar informados e preparados para enfrentar o Coronavírus, e terem seus protocolos e planos de contingências unificados”, disse.

De acordo com a vice-presidente do Cosems, a grande preocupação dos municípios é quanto a necessidade de capacitações na questão do Coronavírus. “Nós estamos urgentemente precisando que as regiões se organizem e realizem suas capacitações. Em nome do Cosems, solicitamos ao Estado que desenvolva logo esse planejamento de capacitações regionais para todos os municípios potiguares”, pleiteou Dailva Bezerra.

 

COLETIVA À IMPRENSA

Em coletiva à imprensa, realizada na manhã de hoje com a presença do secretário titular da Sesap, Cipriano Maia, momentos antes da apresentação do Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus, a Secretaria descartou possível caso de infecção por Coronavírus no Rio Grande do Norte.

Confira material publicado pela própria Sesap e por veículos de comunicação presentes durante coletiva:

Caso em investigação para possível coronavírus é excluído pela Sesap

Secretaria de Saúde do RN exclui hipótese de coronavírus em paciente internado em Natal

Polícia vai investigar versão de paciente sobre contato com chineses no RN; hipótese de coronavírus foi excluída

Sesap descarta caso de coronavírus no RN

SESAP exclui hipótese de coronavírus em paciente internado em Natal

Caso de coronavírus é descartado e paciente será investigado; ele não teve contato com chineses

 

MATERIAL APRESENTADO

Novo Corona Vírus

Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus