12 de fevereiro de 2020 Presidente do Cosems-RN e apoiadores potiguares participam de Oficina sobre novo financiamento federal da APS
Por Ascom Cosems-RN

Em Brasília/DF, nesta segunda (10) e terça-feira (11), a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia, participou da Oficina Nacional de Apoio à Implantação do Novo Financiamento Federal da Atenção Primária à Saúde “Previne Brasil”. A Oficina reuniu 412 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre eles apoiadores e coordenadores da Rede Colaborativa, secretários municipais de saúde, representantes e presidentes de Cosems de todo país.

Realizada pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) a Oficina teve o objetivo de promover o alinhamento da estratégia de implementação do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Os trabalhos foram abertos com as presenças do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire, do secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso, da secretária adjunta da SAPS/MS, Caroline Martins, e do representante da Organização Pan-Americana da Saúde, Renato Tasca.

“O Cosems-RN participou ativamente dos importantes debates em torno do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. Importante ressaltar que nós, gestores, temos muito ainda que nos aprofundar e conhecer melhor o novo modelo do financiamento bem como sua dinâmica, que de fato será através dos indicadores. Desta forma, planejar nossas ações pra superar as fragilidades do serviço público será mais ainda de grande e fundamental importância”, destacou a presidente do Cosems-RN.

Do Rio Grande do Norte também participaram da Oficina os apoiadores Alexandre Policarpo, Rosário Vieira, Nikellyne Monteiro e Alexandra Régio, coordenadora regional do Projeto Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS.

CONFIRA A APRESENTAÇÃO DA SAPS SOBRE O NOVO MODELO DE FINANCIAMENTO DA APS

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL DO CONASEMS