CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de julho de 2019

Presidente e vice do Cosems buscam liberação de recursos para capacitação de gestores do RN

Por Ascom Cosems-RN

Nesta quinta-feira (18) a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia e a primeira vice, Dailva Bezerra, estiveram em audiência na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com o titular da pasta, Cipriano Maia. O secretário executivo do Cosems-RN, Sueldo Queiroz e o representante da Assistência Farmacêutica do Conselho, Kleber Lomonte, também participaram do momento.

“O encontro teve o objetivo de tratar sobre a liberação de recursos existentes em convênio firmado entre Sesap e Cosems desde 2017 visando a educação permanente e a qualificação de gestores, técnicos e gerentes das Unidades Regionais de Saúde do Estado”, destacou a presidente do Cosems.

De acordo com Cipriano Maia, os recursos em questão foram judicializados ainda no governo anterior e a Secretaria de Estado da Saúde Pública teve que destiná-los a outras finalidades. Ainda de acordo com o secretário estadual, a atual gestão está fazendo levantamento para verificar onde os recursos foram devidamente utilizados e se ainda existe saldo, além dos valores já direcionados ao Cefope, para que assim estes recursos possam ser destinados ao Cosems.

Neste sentido soluções estão analisadas para que o impasse seja solucionado e os valores, na ordem de aproximadamente R$ 400 mil, sejam direcionados ao Cosems para que o Colegiado de possa retomar o processo de capacitação dos gestores do Sistema Único de Saúde potiguar.