12 de fevereiro de 2020 Profissionais de saúde podem se inscrever para o Seminário de Atualização em Chikungunya
Por Ascom Cosems-RN

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Atualização em Chikungunya, que acontece nesta segunda, dia 17, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Pan-americana da Saúde (OPAS).

Serão ofertadas 240 vagas, direcionadas a profissionais de saúde dos municípios prioritários do Rio Grande do Norte que atuam na vigilância ou assistência direta aos pacientes com suspeita ou confirmação da doença. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 15, através do endereço eletrônico https://doity.com.br/seminario-de-atualizacao-em-chikungunya .

O objetivo é qualificar o atendimento na rede de saúde do estado através da multiplicação do conhecimento nos serviços, municípios e regiões de saúde onde os profissionais atuam, a respeito dos aspectos epidemiológicos, laboratoriais, maneja clínico e controle vetorial da doença.

Poderão se inscrever profissionais de saúde que obedeçam aos seguintes critérios: ser médico ou enfermeiro que atue na assistência direta do paciente suspeito ou confirmado com Chikungunya em hospital, Unidade de Pronto Atendimento ou Unidade Básica de Saúde; ser profissional de saúde e executar ações de vigilância em saúde nos municípios prioritários do RN, nas seis regionais de saúde do RN ou no nível central.

Os municípios considerados prioritários são aqueles que tiveram ocorrência de óbito suspeito ou confirmado por arboviroses nos anos anteriores, e os que possuem hospitais ou Unidades de Pronto Atendimento que recebam pacientes com sintomatologia suspeita de arboviroses. No Rio Grande do Norte são: Pau dos Ferros, Santa Cruz, Caicó, Currais Novos, Nova Cruz, João Câmara, Extremoz, Assu, São Miguel, Mossoró, São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, Macaíba, Ceará Mirim, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Natal.

IMPRENSA SESAP