CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 2 de setembro de 2019

Projeto Glica: Autocuidado para Diabetes tipo 1 é tema de publicação

Por Ascom Cosems-RN

Projeto traz novo olhar para o diabetes na atenção básica e visa apoiar a implementação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas em nível nacional

 

O controle do Diabetes Mellitus tipo 1, assim como as outras doenças crônicas não transmissíveis, necessita de ações públicas voltadas para prevenção e redução das complicações, como: acesso aos cuidados de saúde, monitoramento organizado, enfrentamento das desigualdades sociais e incorporação de novas tecnologias. Este Caderno de Práticas Educativas de Autocuidado em DM1, parte do Projeto Glica Melito, procura apresentar aos profissionais de saúde os temas mais relevantes de forma compacta, abordando elementos fundamentais para a orientação do autocuidado.

A publicação foi elaborada em cinco capítulos com atualizações educativas multidisciplinares para a prática do autocuidado apoiado em DM1. São eles: autoestima e estilo, entendendo o diabetes, conhecendo as insulinas, alimentação saudável e atividade física. Leia o documento na íntegra clicando aqui.

Segundo a International Diabetes Federation (IDF), o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de países com o maior número de pessoas com diabetes mellitus. Quando o assunto é o volume de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, somos “medalha de bronze”, figurando na terceira colocação. O diabetes mellitus tipo 1 ocorre quando o organismo do paciente não é capaz de produzir insulina, tornando necessário que os níveis de açúcar no sangue (glicose) tenham que ser regulados com injeções de insulina, em combinação com dietas específicas e exercícios físicos regulares.

Como é uma doença crônica, os pacientes precisam receber tratamento com insulina por toda a vida, buscando o equilíbrio entre altas e baixas concentrações de glicose no sangue: as hiperglicemias (altas taxas de glicose no sangue) e hipoglicemias (taxa baixa de glicose no sangue) capazes de causar outras doenças e até levar o indivíduo a óbito. A busca por esse equilíbrio é um desafio constante não apenas para eles, mas para familiares e profissionais da área da saúde que os atendem nas esferas municipais, estaduais e federal.

PROJETO

O projeto Glica Melito é uma parceria entre Conasems, Ipads e Novo Nordisk, e conta com cursos, vídeos educativos e uma pesquisa para investigação da inserção das novas tecnologias no tratamento do DM1 no SUS. Ainda serão disponibilizados pelo projeto três cursos na modalidade de ensino à distância auto instrucional para aprimoramento dos profissionais de saúde do SUS. Eles são direcionados à equipe médica e a profissionais de saúde de nível superior e profissionais de saúde de nível médio, com carga horária entre 10 a 15 horas.

Além de capacitar as equipes de saúde, o projeto criou a Websérie Glica para informar, com linguagem acessível e exemplos práticos, pacientes portadores da doença. Confira os cinco episódios da série clicando aqui.

VIA PORTAL CONASEMS