16 de julho de 2018 Começam as ações da V Campanha Nacional do Tracoma, Hanseníase e Verminose em Natal
Por Ascom Cosems-RN


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta segunda-feira (16) as ações da V Campanha Nacional do Tracoma, Hanseníase e Verminose, que dura até sexta-feira (20). Esta é a última fase da campanha, que se iniciou com a mobilização e a capacitação dos profissionais envolvidos agora nas ações. 

A Campanha Nacional do Tracoma, Hanseníase e Verminose tem como objetivo dialogar com crianças entre 5 e 15 anos de idade, esclarecendo sobre os sintomas e sinais das doenças citadas acima. Além da identificação de sinais, também é orientado, através de rodas de conversa, sobre como melhor se proteger dos possíveis agravos. 

Em Natal, as ações estão sendo realizadas em 13 escolas do município, distribuídas pelos Distrito Sanitário do município. Também são realizados exames de pele, para identificar a hanseníase, e exames oculares, para o caso do tracoma. Ainda estão sendo administrados remédios antiparasitários, com o intuito de reduzir a carga parasitária nos alunos.  

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria e suas principais consequências são as lesões dos nervos periféricos e diminuição de sensibilidade da pele. O Tracoma também é uma doença bacteriana, que se não tratada pode prejudicar a visão e até causar cegueira. Já as verminoses são diversas infecções causadas por parasitas e podem ter como sintomas dores de barriga, diarreia, palidez, anemia e perda de peso. Durante as ações, todas as crianças que apresentam sintomas dos agravos acima são encaminhadas para o tratamento adequado. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA