CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 12 de setembro de 2016

Samu Natal inclui símbolo internacional de surdez em treinamentos

Por Ascom Cosems-RN

simbolo-internacional-da-surdez-no-transito

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Capital (Samu Natal) passou a inserir em todas as suas capacitações e treinamentos promovidos pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) as orientações sobre o símbolo internacional da surdez, conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Os projetos desenvolvidos pelo serviço, como o Samuzinho e o Samu Comunidades, também estão inclusos nesta nova perspectiva.

Segundo a coordenadora do NEP, Rogéria Abrantes, a inserção do símbolo nas aulas visa sensibilizar servidores e prestadores de serviço para uma comunicação correta com os motoristas dos veículos que possuam o adesivo indicando algum nível de deficiência auditiva.

“A comunicação no trânsito com estes motoristas deve ser feito por meio do corte da luz dos faróis, já que eles possuem algum tipo de limitação para sons, sejam de buzinas, sirenes, apitos dos agentes de controle de trânsito e isso pode prejudicar a fluidez do tráfego. Nossa intenção é eliminar possíveis prejuízos na malha viária que usamos diariamente para os atendimentos aos usuários”.

O símbolo internacional de surdez, representado por uma orelha cortada, está integrado aos manuais de trânsito, cursos de formação e reciclagem de condutores. O adesivo deve ser fixado nos vidros dianteiro e traseiro do veículo, para facilitar a identificação por motoristas ouvintes, agentes e demais autoridades de trânsito. Toda comunicação com os motoristas surdos deve ser feita por meio do corte da luz.

ASCOM DA SMS NATAL