5 de março de 2018 Após atender gestores do Trairi e Potengi, acolhimento regional chega ao Agreste e Litoral Sul
Por Ascom Cosems-RN
Representantes do Cosems, CIR e Uusap durante abertura do acolhimento.

 

Dando prosseguimento aos acolhimentos regionais realizados em conjunto com as reuniões ordinárias das Comissões Intergestoras Regionais (CIRs) Rio Grande do Norte a fora, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) acolheu na última sexta-feira (2), em São José de Mipibu, na sede da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), os gestores da primeira região de saúde, formada por municípios integrantes do Agreste e Litoral Sul do Estado. Reunindo em torno de 60 participantes, o encontro também contou com a presença de técnicos municipais e integrantes da Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) da primeira região.

Para a presidente do Cosems-RN e secretária municipal de saúde de São José do Seridó, Debora Costa, os acolhimentos regionais tem o objetivo de levar o Conselho de Secretarias a todas as CIRs e, consequentemente, aos 167 municípios potiguares. “Dentro da atual conjuntura nos preocupamos em saber quais as principais fragilidades nos territórios para que os municípios possam se fortalecer”, disse. Em sua fala, a presidente também adiantou que o Cosems ofertará outros cursos ao longo de 2018.

Representando a primeira região, a secretária municipal de saúde de Monte Alegre, Maria Emília Pinheiro, mostrou a importância do fortalecimento dos gestores e da parceria firmada entre Cosems-RN, CIRs e Ursaps. Já a primeira vice-presidente do Colegiado e secretária municipal de saúde de Dr Severiano, Maria Eliza Garcia Soares, mostrou que a estrutura do Cosems está a todo instante à disposição dos secretários e o quão é importante os gestores interagirem e desfrutarem dos espaços e condições oferecidas pelo Conselho.

O primeiro encontro dos acolhimentos regionais aconteceu na última terça-feira (27), no auditório da quinta URSAP, em Santa Cruz, com gestores municipais de saúde do Trairi e Potengi.

 

Por fim, a secretária municipal de saúde de São Paulo do Potengi e segunda vice-presidente do Cosems, Dailva Bezerra, mostrou a importância do evento e o grande peso político do Conselho de Secretários na construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor para todos. A coordenadora e o vice-coordenador da CIR, respectivamente, Elisabeth de Lima Sousa (secretária municipal de saúde de Passa e Fica) e Wendel Costa (secretário municipal de saúde de Vila Flor), bem como a gerente da 1ª Ursap, Alessandra Siqueira, também participaram da abertura dos trabalhos.

A dinâmica do encontro contou com a apresentarão da missão do Cosems-RN. As proposições, prazos e providências do Colegiado para o SUS no ano de 2018 também foram informados aos presentes. Ainda na pauta da reunião, os gestores também foram comunicados sobre o fluxo de documentação das Secretarias Municipais de Saúde para as Comissões Intergestores Regional (CIR), Bipartite (CIB) e Tripartite (CIT).

 

PRÓXIMOS ENCONTROS

08/03 – 8ª Região de Saúde (Vale do Açu)

LOCAL: Pólo Academia da Saúde (Rua Dr Luiz Carlos, S/N, em Açu) – HORÁRIO: 9 horas

 

09/03 – 4ª Região de Saúde (Serido)

LOCAL: Rancho da Bonita (RN-288 em São José do Seridó) – HORÁRIO: 9 horas

 

15/03 – 3ª Região de Saúde (Mato Grande e Salineira)

LOCAL: A DEFINIR – HORÁRIO: 9 horas

 

16/03 – 2ª Região de Saúde (Oeste)

LOCAL: A DEFINIR – HORÁRIO: 9 horas

 

27/03 – 6ª Região de Saúde (Alto Oeste)

LOCAL: A DEFINIR – HORÁRIO: 9 horas

 

A DEFINIR – 7ª Região de Saúde (Metropolitana)

LOCAL: A DEFINIR – HORÁRIO: 9 horas