CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 21 de fevereiro de 2019

Cosems realiza “I Mostra RN, aqui tem SUS” com 87 experiências exitosas expostas

Por Ascom Cosems-RN

Durante o acolhimento anual aos secretários municipais de saúde, realizado nesta quarta-feira (20), no hotel Vila do Mar, em Natal, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) expôs 87 trabalhos na “I Mostra RN, aqui tem SUS”. Em meio aos 87 trabalhos, 17 foram selecionados e serão enviados para “XVI Mostra Brasil, aqui tem SUS”, que será realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, entre de 2 e 5 de julho de 2019, em Brasília/DF.

“A Mostra teve o objetivo de estimular o intercâmbio de trabalhos bem-sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde [SUS] do RN, incentivando os municípios a publicarem seus relatos de experiências e vivências em seus territórios”, destacou a presidente do Cosems-RN, Debora Costa. Ainda de acordo com Debora Costa, os 87 trabalhos apresentados foram encaminhados por 38 municípios potiguares e a seleção das 17 experiências exitosas que serão apresentadas na “XVI Mostra” foi feita atendendo a critérios técnicos, definidos por oito avaliadores externos sem qualquer tipo de vínculo com o Conselho.

Outro ponto destacado pela presidente Debora foi sobre o zelo dado pelo Cosems ao evento: “Trabalhamos com muita atenção para que tudo ocorresse da melhor forma, atendendo aos princípios da ética e moralidade em benefício do coletivo. Em nome da diretoria [do Cosems], da comissão [organizadora] da Mostra e da equipe avaliadora [dos trabalhos], parabenizamos a todos os municípios que estão nos proporcionando a oportunidade de intercambiar experiências exitosas do SUS no RN”.

AVALIADORES

A equipe avaliadora dos trabalhos foi formada por oito técnicos capacitados, sem vínculo com o Cosems-RN e que atuam no Sistema Único de Saúde potiguar. São eles: Cláudia Frederico, graduada em odontologia, especialista em análise de situação em saúde e em processos educacionais em saúde, e mestre em saúde coletiva; Chyrly Elidiane de Moura, graduada em enfermagem e com especializações em saúde pública, educação profissional na área da saúde e educação permanente em saúde; Flávia Andréa Belarmino de Medeiros, graduada em odontologia e mestre em educação profissional em saúde; e Gentil Gomes Fonseca Filho, graduado em fisioterapia, mestre em fisioterapia e doutorando em fisioterapia.

A equipe avaliadora também contou com a odontóloga especialista e mestre em saúde coletiva, Jacyane Melo de Oliveira Santos; com Matheus Rodrigues Rangel, bacharel em gestão em sistemas e serviços de saúde e especialista em gestão da clínica no SUS e em auditoria em sistemas e serviços de saúde; com a nutricionista Sônia Maria Fernandes da Costa Souza, especialista em educação à distância, mestre em ciências da saúde e doutora em ciências da saúde; e com a odontóloga Tâmara Peçanha Sharapin Alves, especialista em saúde coletiva e mestre em odontologia social.

SELECIONADOS

Os trabalhos foram selecionados dentro de cinco temáticas: “Planejamento local do SUS”, “Participação da comunidade”, “Gestão do trabalho e da educação na saúde”, “Atenção Básica”, e “Vigilância em Saúde no município”.

Na temática “Planejamento local do SUS” os trabalhos selecionados foram: “Planejamento estratégico com foco na governabilidade” (Macaíba) e “Desbravando as trilhas da implantação das Práticas Integrativas e Complementares no município de São Paulo do Potengi/RN” (São Paulo do Potengi). Já na temática “Participação da comunidade” o escolhido foi: “O controle social potencializando a gestão da Unidade de Saúde da Família do bairro Nordeste por meio do Conselho local de Saúde” (Natal). Na temática “Gestão do trabalho e da educação na saúde” o escolhido foi: “Educação permanente para profissionais da atenção básica: um relato de experiência no município de Doutor Severiano/RN” (Doutor Severiano).

“Atenção Básica” foi a temática com maior número de trabalhos escolhidos. Os 11 trabalhos selecionados foram: “UPSaúde aplicativo: solução de impacto na rede de saúde” (Currais Novos), “Saúde do trabalhador dia e noite” (Lajes), “Acesso avançado na UBS Novo Horizonte: processo de implantação e resultados” (Natal), “Reorganização da assistência farmacêutica no município de Caicó/RN” (Caicó) e “As práticas integrativas e complementares no cuidado integral para os usuários com dor crônica” (Cerro Corá).

Ainda dentro da temática “Atenção Básica” também foram selecionadas as experiências: “Vivências de profissionais da ESF e NASF em uma abordagem multiprofissional no combate ao tabagismo no município de Caraúbas: uma experiência exitosa (Caraúbas)”, “Grupo de enfrentamento ao sobrepeso e à obesidade, no município de Serra Negra do Norte/RN” (Serra Negra do Norte), “Grupo Oficina da Memória” (Acari), “Infecções sexualmente transmissíveis na escola: informar, testar, tratar” (Jucurutu), “CED criativo como estratégia multiprofissional para o cuidado no município de Apodi/RN: relato de experiência” (Apodi), “Promovendo saúde e espalhando sorrisos: a atuação de uma equipe de saúde bucal em visitas domiciliares no município de Currais Novos/RN” (Currais Novos).

Por fim, na última temática “Vigilância em Saúde no município” foram selecionados os trabalhos: “Investigação de caso de Epizootia: contato com morcego infectado com vírus da raiva, em zona urbana de Canguaretama/RN” (Canguaretama) e “A atuação da equipe de saúde prisional na Penitenciária Estadual de Alcaçuz: um relato de experiência” (Nísia Floresta).

Confira outras imagens da “I Mostra RN, aqui tem SUS”: