11 de junho de 2019 ”NÃO VAMOS DEIXAR O SUS MORRER” CONCLAMA PRESIDENTE DO COSEMS DURANTE ABERTURA DA 9ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RN
Por Ascom Cosems-RN

Durante sua fala na mesa de abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde (CES) do Rio Grande do Norte, evento realizado em Natal, entre os dias 11 e 13 de junho de 2019, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia, conclamou aos presentes para que não deixem o Sistema Único de Saúde – “SUS morrer”.

“Precisamos compreender que não temos lados opostos. Temos pessoas que lidam e cuidam de pessoas: usuários, prestadores, gestores e trabalhadores, e essas pessoas precisam estar juntas”, destacou a presidente em sua fala. Maria Eliza Garcia também frisou o difícil momento em que passa o SUS no cenário nacional, principalmente na questão do subfinanciamento e na violação dos direitos adquiridos.

Quase terminando sua fala, a presidente Maria Eliza Garcia reforçou a importância da união dos militantes do Sistema Único de Saúde: “Temos todos que pensarmos num mesmo fim, que é a melhor qualidade do SUS em nosso Brasil. Não vamos deixar o SUS morrer”.

A mesa de autoridades da cerimônia de abertura da 9ª CES contou com a participação de várias outras autoridades, dentre elas: o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto; o secretário estadual de saúde e presidente da 9ª Conferência Estadual de Saúde, Cipriano Maia; a presidente do Conselho Estadual de Saúde e coordenadora geral da 9ª CES, Geolipia Jacinto; o secretário municipal de saúde de Natal, George Antunes; o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Zasso; a procuradora regional do trabalho da 21ª região, Ileana Neiva Mousinho; a promotora de justiça, Iara Maria Pinheiro; o representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor Antônio de Lisboa Costa; e a representante do Núcleo do Ministério da Saúde no RN, Luciana Lopes.

PROGRAMAÇÃO