CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 3 de abril de 2018

Pé na Estrada 2018 homenageia ex-presidente do Cosems-RN

Por Ascom Cosems-RN

O primeiro ano do Projeto Pé na Estrada, como ficou mais conhecido os acolhimentos regionais, realizados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), será finalizado no próximo dia 10 abril com os gestores da sétima região de saúde.

Iniciado em 27 de fevereiro deste ano, o Pé na Estrada foi uma iniciativa do Cosems-RN visando uma maior aproximação dos gestores e Colegiado, com o intuito de promover a conscientização dos secretários sobre as principais demandas municipais e regionais relativas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Técnicos municipais e quadros das Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs) também foram envolvidos na iniciativa.

Após percorrer sete, das oito regiões de saúde, a presidente do Cosems e secretária municipal de saúde de São José do Seridó, Debora Costa dos Santos, já avalia positivamente a iniciativa que se repetirá em 2019. “Os encontros foram realizados em conjunto com as reuniões das CIRs [Comissões Intergestores Regionais] e também contaram com as presenças de técnicos municipais e das URSAPs, fator que contribuiu muito para o enriquecimento das discussões”.

Ainda segundo Debora, durante os acolhimentos regionais o Cosems-RN sempre esteve presente com parte de sua diretoria e equipe técnica. “Percorremos praticamente todo o Estado como nossos melhores quadros para conscientizar nossos gestores sobre a grande missão em gerir o SUS nos municípios. Nossas vice-presidentes Eliza e Dailva, nossos assessores técnicos Sueldo, Solane e Alexandra, e todos nossos vice-presidentes regionais, que nos deram suporte em suas respectivas regiões de saúde, nos ajudaram grandemente para o sucesso deste Projeto”, enfatizou.

HOMENAGEM

A primeira homenageada do Projeto Pé na Estrada foi a ex-secretária municipal de saúde de José da Penha, Maria Neuman Azevedo, que entre os anos de 2006 e 2007 ficou à frente da presidência do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN. Assistente social por formação, Neuman Azevedo fez e faz história no SUS potiguar, uma vez que desde o surgimento do Sistema, em 1988, com a promulgação da atual Constituição brasileira, atua na gestão municipal do Sistema Único de Saúde.

“Muito me orgulha continuar fazendo parte desse Colegiado, história que se entrelaça com a minha própria vida pessoal, a qual dediquei muitas horas na construção desse Sistema tão complexo que é o SUS”, destacou Neuman repetidas vezes ao longo de sua trajetória no Sistema Único de Saúde e no Cosems.

A homenagem foi concedida pelo Cosems à sua ex-presidente durante o acolhimento aos secretários municipais de saúde no município de Major Sales, no último dia 27 de Março.