CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 6 de setembro de 2019

VICE-PRESIDENTE DO COSEMS PARTICIPA DE DEBATE SOBRE CÂNCER INFANTOJUVENIL NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Por Ascom Cosems-RN

 

Dailva Bezerra, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), participou na tarde desta quinta-feira (05), na Assembleia Legislativa do Estado do RN, de audiência pública que debateu o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Os debates foram realizados através da iniciativa do deputado estadual Hermano Morais por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente. Além do deputado Hermano Morais, a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente tem a deputada Eudiane Macedo como vice e a deputada Cristiane Dantas como membro.

“Nós que fazemos o Cosems passamos por todos esses momentos com familiares e crianças, que nos chegam a todo momento, encaminhados pelos médicos da atenção básica dos municípios”, disse a vice-presidente, mostrando sua preocupação com a ausência das universidades potiguares nas discussões. Dailva Bezerra também deu ênfase à importância da educação permanente voltada para essa área do câncer infantojuvenil. “Ficamos preocupados com a questão da pesquisa científica no Brasil, área que vem constantemente perdendo recursos”, destacou.

Ainda no uso da palavra, a vice-presidente do Cosems-RN parabenizou a Casa Durval Paiva pelos trabalhos desenvolvidos e aproveitou para pedir à Secretaria Estadual de Saúde ver a questão da liberação de exames. “Nós, secretários, sofremos com isso, principalmente com os exames de alta complexidade, que já são em número insuficiente para nossos municípios”, apontou, finalizando suas palavras mostrando o compromisso do Cosems na luta contra com o câncer infantojuvenil.

Também participaram destas importantes discussões a diretora da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Rilma Lima, a oncologista infantil do Hospital Infantil Varela Santiago, Luciana Correia, a oncopediatra da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, Annick Beaugrand, a vereadora natalense Júlia Arruda, a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Genilce Almeida e o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Petrônio Spinelli, além de outros representantes da sociedade civil organizada e familiares de jovens com câncer.

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL DA ALRN