CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de abril de 2019

Natal: Distrito Sanitário Sul realiza Pré-conferência de Saúde

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (3), a Pré-conferência de Saúde do Distrito Sanitário Sul (DS), com o tema “Democracia e Direito da Saúde, Consolidação dos Princípios e Diretrizes do SUS e Financiamento do SUS”, no Auditório do Departamento de Enfermagem da UFRN, reunindo profissionais da saúde, trabalhadores e usuários das unidades de saúde para discutir problemas e soluções para seu distrito encerrando as pré-conferências distritais. As pré-conferências dos Distritos Sanitários Norte I e II, Leste e Oeste foram realizadas na semana passada.

A programação do DS contou com palestras, debates, plenária final e escolha de delegados, com o objetivo de trazer propostas que serão levados à Conferência Municipal de Saúde de Natal, que acontece nos dias 24 e 25 de abril de 2019 para melhorar o SUS.

A secretária adjunta de de Atenção integral à Saúde (SAD/AIS), Genilce Maciel explicou que a Conferência Municipal de Saúde de Natal é um espaço constituído por lei federal que assegura  a realização de pré-conferências de saúde de quatro em quatro anos. “Natal é um município dividido em cinco distritos sanitários que realizaram as pré-conferências visando melhor estudar as nossas políticas públicas, os problemas e soluções de cada território, avaliando toda a política de saúde do Brasil que levaremos à Conferência Municipal de Saúde de Natal, para levar em nível federal propostas para que novas políticas sejam implementadas”.

“As pré-conferências que estão acontecendo em Natal tem um significado muito importante porque é nesse momento onde estão participando usuários, trabalhadore s, profissionais de saúde discutindo os principais temas  que são o financiamento do SUS, o direito à saúde, democracia e a consolidação dos princípios do SUS, principalmente no âmbito local a questão da atenção básica. Estamos apresentando propostas e sobretudo se colocando diante de uma conjuntura adversa que golpeamento do SUS, por de várias propostas que o governo federal está apresentando, inclusive de redução de recursos. O momento tem um  significado de luta e de chamamento à resistência e de defesa do SUS”, destacou a coordenadora geral da conferência, Miranice Crives.

IMPRENSA SMS NATAL