CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 24 de novembro de 2022

MUNICÍPIO DE FRANCISCO DANTAS DESENVOLVE AÇÕES COM FOCO NAS CAMPANHAS DO OUTUBRO ROSA E VERDE

Por Ascom Cosems-RN

Localizado na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, sexta região de saúde, o município de Francisco Dantas tem a frente da Secretaria Municipal de Saúde a gestora Ariane Figueiredo. Ao longo do mês de Outubro, a Gestão Municipal desenvolveu ações do Outubro Rosa, com enfoque na saúde da mulher e do Outubro Verde, com enfoque na prevenção da Sífilis e da Sífilis Congênita.

“Durante os meses de outubro e novembro realizamos ações preventivas, assistenciais, diagnósticas, relato de experiências vivenciadas e educação em saúde com o intuito de enfatizar o autocuidado voltado para saúde da mulher e para evidenciar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e sífilis”, pontuou a secretária Ariane Figueiredo.

Ainda de acordo com a titular da pasta da saúde, as ações foram ministradas pela equipe multiprofissional, durante os atendimentos de rotina dos serviços de saúde, onde houve: participação expressiva do público feminina; aumento na realização de Testes rápidos para diagnostico de sífilis e outras IST’s; aumento na realização de exames citopatológicos e demanda expressiva para realização de mamografias; além de relatos e trocas de experiências de mulheres que já tiveram e têm o diagnóstico de câncer.

“Desta forma, as ações realizadas durante todo o mês trouxeram impactos significativos sobre as temáticas para a toda a população local, em especial para as franciscodantenses”, avaliou a secretária municipal de saúde, Ariane Figueiredo.

VIVÊNCIAS

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.

Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/