CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de novembro de 2022

MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ REALIZA DIVERSAS AÇÕES DURANTE OUTUBRO ROSA

Por Ascom Cosems-RN

O município de Riacho da Cruz, localizado no Alto Oeste potiguar (sexta região de saúde), desenvolveu diversas ações dentro da campanha Outubro Rosa, que busca a prevenção e combate do câncer de mama e do colo do útero. As ações desenvolvidas foram: caminhadas, torneios, exames e torneio, dentre outras.

Sob gestão de Gledson Dias, a Secretaria Municipal de Saúde de Riacho da Cruz realizou, no último dia 17 de outubro, a Caminhada Outubro Rosa. Já no período entre 18 e 25 de outubro, as Unidades de Saúde realizaram 45 exames citopatológicos, 40 testes de hepatite B e C, sífilis e HIV l, e 23 requisições de mamografia. Ainda de acordo com Gledson Dias, em 27 de outubro, o Centro de Saúde promoveu um trabalho de promoção a saúde feminina através do Café da Manhã Rosa. A ação contou com música, bate-papo com profissionais e sorteio de brindes para as mulheres que realizaram preventivos.

“Encerramos nossas ações do Outubro Rosa, no último dia 31 de outubro, com a reinauguração da Quadra de Esporte do Bairro Acampamento II. Na oportunidade, a gestão realizou o II Torneio Feminino do Outubro Rosa”, pontuou Gledson Dias.

VIVÊNCIAS

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.

Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/