Situado na região do Alto Oeste o município de Umarizal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, no último dia 19 de outubro, ações dentro da campanha Outubro Rosa, que visa o combate aos cânceres de mama e do colo do útero. A ação, denominada de “Dia de Cuidado com a Saúde da Mulher”, também buscou o enfrentamento da Sífilis Congênita, doença transmitida da mãe para o bebê durante a gestação.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Clarice Anilena, os atendimentos aconteceram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Raul da França e tiveram como público-alvo mulheres umarizalenses acima dos 40 anos de idade. “Realizamos avaliação das mamas, exames preventivos, acupuntura, massoterapia e atendimentos odontológicos com ênfase nos cânceres de boca, além de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C”, frisou, destacando também a realização de palestras.
Ainda segundo Clarice Anilena, outras ações de igual teor também foram realizadas no município durante o mês de outubro a exemplo de ações que ocorreram na UBS Cosma Lemos dos Santos (bairro Caraíbas), na UBS Vera Lúcia Dias da Costa (bairro São José) e na UBS Expedito de Souza (bairro Cohab), respectivamente, nos dias 19, 20 e 26 de outubro.
VIVÊNCIAS
O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.
“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo. Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/