CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 30 de outubro de 2019

Natal: Secretaria Municipal de Saúde promove discussões sobre câncer de mama

Por Ascom Cosems-RN

Aconteceu nesta quarta-feira (30/10) mais um encontro que discute a prevenção ao câncer de mama. Desta vez o bate-papo sobre prevenção, autocuidado e relatos de experiência aconteceu a partir das 9 horas da manhã, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As facilitadoras da roda de conversa foram as profissionais de saúde Aureni Vieira, Genise Monara, Natália Musalene e outras voluntárias. O público alvo foram as mulheres e os interessados no assunto que trabalham na SMS.

Maria Marli é voluntária da rede feminina de combate ao câncer, uma ONG de abrangência municipal e que atua na Liga Contra o Câncer, ela também participou da palestra como facilitadora e explica que “o intuito de hoje é falar um pouco sobre as experiências no voluntariado no combate ao câncer que aflige não só mulheres como homens e crianças. sempre lembrando que a prevenção melhor remédio”.

No auditório da UNP (Av. Nascimento de Castro) ocorreu paralelamente uma palestra com o tema “Ampliando o Conhecimento Sobre o Câncer de Mama” com os palestrantes a enfermeira Danielli Matias abordando a prevenção e o tratamento, e o médico Diego de Medeiros citando assuntos como o exame físico e diagnóstico. O evento aconteceu das 8h até 12h30 e o público alvo foram médicos e enfermeiros.

A voluntária Maria Marli destaca que o fortalecimento da campanha Outubro Rosa a partir da Secretaria Municipal de Saúde é muito importante. Para ela “percebo que o Outubro Rosa trouxe para o Brasil e para o Rio Grande do Norte muito foco para este assunto ser debatido, assim diminuindo a dificuldade da detecção e aumento de fluxo de informações. Claro que tudo isso foi fortalecido com as Secretarias de Saúde promovendo não só saúde como educação sobre este tema que pode salvar muitas vidas”.

SMS IMPRENSA NATAL