CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 16 de setembro de 2019

Natal: Zoonoses intensifica vacinação antirrábica porta a porta e destaca importância da imunização

Por Ascom Cosems-RN

Na busca de conter a propagação do vírus da raiva em cães e gatos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Natal vai intensificar, esta semana, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2019. Com isso, em áreas de maior risco de transmissão da doença, os agentes de combate às endemias vão de porta em porta para a realização da vacina aos cães e gatos. 

Nesse sentido, a estratégia utilizada até o momento na Campanha foi a disponibilização de pontos móveis que são mudados semanalmente de acordo com a demanda. Nesta semana, a vacinação acontece nos cinco distritos sanitários da cidade, em pontos específicos.  

No Distrito Sanitário Norte I, a vacinação será porta a porta, com o objetivo de concluir as visitas finais no loteamento José Sarney. Depois, se iniciam as vacinações nos loteamentos Nova República e Alvorada. Ainda na região Norte, no Distrito Norte II, a visita acontecerá no Bairro Nossa Senhora da Apresentação, no Loteamento Vale Dourado.   

No Distrito Sanitário Sul, em Candelária, a vacinação será porta a porta nas ruas Caramuru; Professora Ana Djanira; Monteiro Lobato; Carla Camarão; Aguinaldo José Júnior; Alameda das Mansões; Avenida da Integração e Ari Barosa. Além do posto fixo no Carrefour/BR 101. Em Lagoa Nova, na Rua São José, e nas Avenidas: Antônio Basílio; Nascimento de Castro; Jaguarari; Romualdo Galvão; Prudente de Morais e na Avenida dos Potiguares.  

Nos bairros de Capim Macio e Ponta Negra, o foco desta semana será na Avenida Ayrton Senna, no Serrambi II; nas Ruas Manoel Sobrinho, Joaquim Eduardo de Farias e nos quarteirões do 1 ao 20.  

No Distrito Sanitário Leste, a vacinação será casa em casa nos bairros Santos Reis e Brasília Teimosa. Já no Distrito Oeste, as visitas finais ocorrem no bairro do Bom Pastor, e na próxima quarta-feira (18), as vacinações ocorrerão no bairro das Quintas. De acordo com o CCZ, Natal dispõe de 114 mil animais, sendo 79.975 cães e 34.025 a serem vacinados. A meta é imunizar 80% desse total. 

A raiva é uma doença contagiosa do tipo zoonose, ou seja, pode ser transmitido do animal para o homem através de mordidas ou arranhões. Desta forma, a vacinação é o único meio na luta contra a doença. Assim, a Campanha Antirrábica, que acontece desde o mês de agosto, segue até 18 de outubro, com dia D em 28 de setembro. Com isso, é de suma importância a vacinação dos animais domésticos para a prevenção da doença. 

VIA IMPRENSA SMS NATAL