CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 5 de dezembro de 2018

Parnamirim avança no diagnóstico e tratamento da Sífilis

Por Ascom Cosems-RN

O Grupo Técnico Local – GTL, que acompanha o “Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção”, esteve reunido na manhã dessa terça-feira, 04, na sede da Prefeitura, para avaliar avanços e desafios no enfrentamento à epidemia de Sífilis no município.

Atualmente, todas as Unidades Básicas de Saúde estão realizando testes rápidos, além disso, o tratamento com administração da penicilina benzatina, está sendo feito em 10 Unidades Básicas da rede municipal de saúde, assim como na Maternidade Divino Amor, no Hospital Márcio Marinho em Pirangi, na UPA em Nova Esperança e no Serviço de Assistência Especializada (SAE). A meta para o ano de 2019, é que todas as Unidades façam o tratamento da Sífilis.

A enfermeira Chyrly Moura, do Ministério da Saúde (MS), destacou os avanços do Projeto no município, “Desde o início da implantação do projeto em abril desse ano, nós conseguimos trabalhar a questão da prevenção, com o abastecimento de insumos em toda a rede, também conseguimos aumentar a testagem rápida em todas as Unidades Básicas de Saúde, além de qualificar os profissionais para o manejo da Sífilis e principalmente, oferecer o tratamento nas unidades”.

O projeto “Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção” é uma estratégia de cooperação técnica que envolve o Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

Estiveram presentes na reunião, representantes da Secretaria Municipal De Saúde, servidores da Central de Medicamentos, Maternidade Divino Amor, Serviço de Assistência Especializada e agentes de endemias do Projeto Educação em Saúde.

 

Lista das Unidades que oferecem o tratamento da Sífilis em Parnamirim:

 

Unidade Básica de Bela Parnamirim

Unidade Básica Suzete Cavalcante

Unidade Básica Santa Tereza

Unidade Básica Jockey Clube

Unidade Básica Liberdade

Unidade Básica Pium

Unidade Básica Primavera

Unidade Básica Parque Industrial

Unidade Básica Passagem de Areia 1

Unidade Básica Passagem de Areia 2

SAE –  Serviço de Assistência Especializada

Hospital Márcio Marinho

UPA – Unidade de Pronto Atendimento

Maternidade Divino Amor

ASSESSORIA DE IMPRENSA