As ações do Projeto Saúde na Praia, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em conjunto com a unidade de Estratégia de Saúde da Família de Ponta Negra, retornam à praia mais famosa de Natal nas próximas quinta (4) e sexta-feira (5) em ritmo de Carnaval. Além das atividades de promoção à saúde e prevenção às doenças, os presentes poderão se beneficiar com as ações das secretarias municipais de Turismo e de Políticas Públicas para as Mulheres.
Entre os serviços oferecidos à população natalense e visitantes que passarem pelas proximidades do Quiosque 10, das 8h às 13h, estão a verificação de pressão arterial e glicemia capilar, testes rápidos de HIV/Aids, Sífilis e Hepatite C, atualização de cartão de vacinas, distribuição de preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre prevenção à doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids e ainda informações sobre as formas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Segundo a enfermeira da unidade, Meine Alcântara, esse é o segundo ano de atividades de assistência e prevenção aos usuários frequentadores de Ponta Negra, pelo projeto e as parcerias com as duas secretarias municipais só reforçam a importância das ações. Ela disse ainda que a maior parte dos beneficiados pelas atividades é homem, o que enaltece o valor do trabalho já que eles dificilmente frequentam a unidade de saúde e quando chegam aos serviços, já estão com seu estado de saúde bastante comprometido.
“Nosso objetivo, com esta versão carnavalesca, é prevenir os foliões de doenças sexualmente transmissíveis, já que o período de Carnaval é passível de transmissão dessas doenças, de abuso de álcool e, consequentemente, de agravamento de doenças como hipertensão e diabetes, assim como também leva muitas pessoas a praticarem violência contra as mulheres, motivo pelo qual a parceria com a secretaria de políticas para as mulheres se faz tão importante”.
Ela destacou também as parcerias com as secretarias do Turismo e de Políticas Públicas para as Mulheres, que além de informações para os visitantes, também conta com atividades de conscientização e de prevenção para a violência cometida contra as mulheres no Estado. Meine lembrou ainda que os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C são realizados em um trailler climatizado, o que confere privacidade e comodidade aos usuários.
ASCOM DA SMS NATAL