CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 23 de agosto de 2022

PROJETO VIVÊNCIAS DO SUS NOS RECANTOS POTIGUARES APRESENTA AÇÕES DE SAÚDE BUCAL DESENVOLVIDAS EM BAÍA FORMOSA

Por Ascom Cosems-RN

A Prefeitura de Baía Formosa, município localizado na primeira região de saúde do Rio Grande do Norte (Litoral Sul/Agreste), através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ações do projeto BF SORRINDO, onde foram ofertados serviços de ortodontia para crianças e adolescentes inscritos nos programas sociais do Município. As ações do programa ocorreram durante o “Julho Laranja”, campanha focada na conscientização da necessidade do exame ortodôntico anual em crianças entre 6 e 12 anos de idade.

De acordo com Poliana Patrícia, secretária de saúde de Baía Formosa, o Município é o terceiro do Rio Grande do Norte a ofertar serviços de ortodontia gratuito e o único a custear o serviço em toda sua totalidade. “Todos os investimentos do BF SORRINDO são realizados com recursos próprios, pois nossa gestão tem o compromisso de chamar a atenção da sociedade civil e esclarecer a população sobre a prevenção em saúde bucal e correção dentária infantil”.

Na ocasião do evento, se fizeram presentes a prefeita Camila Melo, o vereador Netto Cavalcante, a diretora de saúde doutora Sylvie Graça, a presidente do Conselho Regional de Odontologia do RN, Jane Nóbrega, o coordenador estadual de saúde bucal, Marcos Aurélio e a gerente da URSAP (Unidade Regional de Saúde Pública), Kristiane Fialho, além de membros da equipe de saúde bucal de Baía Formosa, crianças e adolescentes, dentre outros.

VIVÊNCIAS

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo. Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/