CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 16 de setembro de 2019

Samu Natal completa 17 anos com quase 1,5 milhão de atendimentos 

Por Ascom Cosems-RN

 

Em alusão à data comemorativa, foi realizado neste domingo (15) uma corrida e caminhada com mais 600 participantes entre colaboradores e a comunidade. A corrida aconteceu às 7h, em frente ao Samu Natal, que fica localizado na Avenida Nascimento de Castro. Ainda remetendo ao aniversário do Samu, será realizado um evento na Assembleia Legislativa onde o deputado Ubaldo Fernandes propõe o “Dia do SAMU”. Este evento que homenageará simbolicamente cinco profissionais do SAMU Natal e cinco do SAMU RN, acontece nesta terça-feira (17) às 15 horas na Assembleia Legislativa. E na sexta-feira, às 10 horas da manhã, o Samu Natal fará um bolo comemorativo dos 17 anos numa confraternização interna para todos os funcionários convidados.  

O coordenador geral do Samu Natal, Claudio Macedo destaca que “a corrida transcorreu da melhor forma possível. Nenhuma viatura oficial do Samu foi retirada da frota, todas foram viaturas extras. Muitas pessoas acompanharam a corrida no percurso. Foi um grande sucesso!”. Sobre o aniversário do Serviço, Claudio Macedo afirma: “São 17 anos de vida, empenho, respeito, compromisso e dedicação à população. Para todos nós que fazemos parte do Samu Natal é extremamente prazeroso a presença e a participação da comunidade. Já que a maior realização que nós temos como profissionais em relação ao nosso serviço é ver o atendido e a família que está em aflição serem acalmadas vendo tudo que aprendemos ser colocado em prática para salvar vidas”. 

O Samu Natal 192 já realizou quase 1,5 milhão de atendimentos nestes 17 anos de serviços oferecidos, sendo em média 6.600 atendimentos mensais. O SAMU Natal funciona 24 horas por dia e disponibiliza atendimentos para pacientes vítimas de traumas, clínicos, pediátricos, psiquiátricos e cirúrgicos. Com mais de 300 profissionais, o Samu Natal atua em todo o município com nove unidades de suporte básico de vida (USB), que funcionam com um condutor e um técnico de enfermagem; três de suporte avançado (USA), com um condutor, um enfermeiro e um médico; e outras cinco ambulâncias de retaguarda, para eventuais substituições. 

Os atendimentos ocorrem em qualquer lugar: na rua, em casa ou dentro de instituições que não tenham condições de atender a vítima. O serviço ainda conta com dois projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). São eles o “Samuzinho” e o “Samu e Comunidade”.  No Samuzinho alunos de escolas de nível fundamental e médio recebem cursos e treinamentos com instruções sobre como agir em situações de urgência. O Samu e Comunidade oferece com frequência cursos e capacitações em saúde, urgência, primeiros socorros, entre outras modalidades para toda a população. O SAMU também é referência no treinamento de profissionais da saúde da rede especializada em todo o Rio Grande do Norte. 

O coordenador geral do Samu Natal, Claudio Macedo alerta para a importância que a população tenha consciência que o SAMU não é apenas uma ambulância. Que ele também treina a comunidade, os servidores de saúde, treina contra o trote e prolifera a saúde e a vida. 

Não esqueça: o telefone oficial para acionar os serviços do SAMU e as ambulâncias em casos de urgência, é o 192.