CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 12 de novembro de 2018

Saúde promove monitoramento para prevenção de cólera em Natal

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (VIGIAGUA) iniciou, na última sexta-feira (9), o monitoramento ambiental em determinados pontos de Natal para a prevenção da cólera.

A metodologia de coleta utilizada para o monitoramento do Vibrio cholerae (agente etiológico causador da cólera) no ambiente é o Método de Moore, descrito no Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras da Agência Nacional de Águas. A técnica consiste em um pedaço de gaze estéril dobrado, chamado de mecha, preso a um fio de arame (ou náilon) que permanece imerso na amostra de esgoto ou de água durante um determinado período.

As amostras foram coletadas nas Estações de Tratamento do Baldo e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Terminal Rodoviário e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados, com manifestações clínicas variadas, desde uma diarreia leve até desidratação intensa.

ASSESSORIA DE IMPRENSA