CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de fevereiro de 2022

“VIVÊNCIAS DO SUS NO RECANTOS POTIGUARES” APRESENTA PROJETO SERVIAMOR EM PARNAMIRIM

Por Ascom Cosems-RN

Iniciado em outubro de 2021 o projeto Serviamor, que tem foco com na saúde do trabalhador, é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim, município localizado na região Metropolitana (sétima região de saúde) e que tem a frente a secretária Terezinha Rego.

“A reabilitação de trabalhadores é um dos maiores desafios contemporâneos para o campo da saúde pública no Brasil, tanto na dimensão técnica – requerendo novas soluções tecnológicas – como na dimensão sociopolítica – implicando novos arranjos institucionais e relações interinstitucionais”, explicou Terezinha Rego.

Ainda de acordo com a secretária de saúde de Parnamirim, a preocupação do município com o bem estar do seu servidor e com a resposta satisfatória dos seus serviços motivou a instituição do projeto Serviamor – Centro de Atenção à Saúde e Valorização do Servidor. A iniciativa é voltada para a promoção e reabilitação da saúde dos servidores públicos municipais.

“O Serviamor oferece espaço de promoção e reabilitação da saúde, através do cuidado ampliado, com foco no bem estar biopsicoemocional, além de espaço de convivência e bem-estar, através das práticas corporais e mentais de equilíbrio”, mostrou Terezinha, apontando também que o Serviamor promove espaços de diálogos e mudanças com foco na saúde do trabalhador, bem como promove espaços de fortalecimento das ações ensino-serviço e capacita os profissionais para ampliar as ações do Centro de maneira descentralizada.

METODOLOGIA

Segundo a responsável pela implantação do projeto, a enfermeira Nathaly Phillips, o Centro de Atenção à Saúde e Valorização do Servidor dispõe de espaços de reabilitação e convivência para atividades corporais de relaxamento, alongamento e reabilitação com as práticas de meditação, massoterapia manual e por instrumentos. Também são ofertadas várias práticas integrativas e complementares como acupuntura, cromoterapia, terapia floral, aromaterapia, ventosas e reflexologia podal.

“O Centro faz em média 60 atendimentos semanais, somando mais de 300 procedimentos que visam o equilíbrio emocional, alívios e redução de dores, insônia, estresse e ansiedades. Os atendimentos são realizados entre segunda e sexta-feira, em horário institucional, por agendamento prévio, com avaliação e sessões semanais”, pontuou a enfermeira.
De acordo com Nathaly Phillips, os procedimentos são realizados por profissionais da área de saúde. Em média, 95% dos pacientes atendidos saem com os sintomas iniciais ausentes ou reduzidos, mostrando a qualidade do acolhimento.

RESULTADOS

Ainda de acordo com Nathaly Phillips, o Centro impactou positivamente a saúde do servidor de Parnamirim, reduziu os agravos provocados pelas atividades laborais e promoveu bem-estar geral e, de forma indireta, melhorou a resposta no atendimento à população, desenvolveu ambientes de trabalho saudáveis e reduziu o número de aposentadorias precoces e/ou licenças de longa duração.

“A experiência tem se mostrado exitosa, a partir da avaliação positiva dos próprios servidores que utilizam o serviço. Toda a rede de serviço do município tem referenciado a importância desse equipamento para o suporte às demandas em relação ao adoecimento dos mesmos”, frisou a enfermeira.

Por fim, Nathaly explica que o Serviamor se prepara para iniciar as capacitações para a implantação e ampliação das ações de atenção em consonância com a política de valorização do servidor de Parnamirim para contribuir de maneira mais efetiva e minimizar os danos e conflitos nos núcleos de trabalho.

PROJETO

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.

Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/