CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 8 de junho de 2022

VIVÊNCIAS DO SUS NOS RECANTOS POTIGUARES APRESENTA EXPERIÊNCIA “LUCRÉCIA + ATIVA”

Por Ascom Cosems-RN

Localizado na sexta região de saúde (Alto Oeste potiguar) o município de Lucrécia, que tem a frente da Secretaria Municipal de Saúde, a gestora Socorro Cunha, apresenta o “Lucrécia + Ativa”, projeto que estimula a prática de exercícios físicos para uma melhor qualidade de vida.

“O projeto ‘Lucrécia + ativa’ foi desenvolvido com o intuito de impulsionar e incentivar os habitantes de Lucrécia a se exercitar e manter uma prática saudável”, frisou a secretária, reforçando a importância da iniciativa para retirar a população do sedentarismo, proporcionar uma melhor qualidade de vida e prevenir doenças não transmissíveis.

Ainda segundo a secretária Socorro, o projeto foi iniciado em 2017, perdura até os dias atuais e conta com mais de 60 inscritos. “São três encontros por semana onde os participantes são acompanhados por profissional de educação física e equipe multiprofissional”, frisou.

METODOLOGIA

O projeto oferece consultas médicas, nutricional e fisioterapêutica, dentre outras.
Para introdução de um participante, é realizado cadastro juntamente com consulta prévia com o profissional de educação física. Após avaliação, o participante é direcionado a outros profissionais como: médico, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, dentre outros.

Os encontros acontecem entre terça e quinta-feira, a partir das 5h30, com duração entre 30 minutos e uma hora. As aulas são compostas por atividades que desenvolvem mobilidade, equilíbrio dinâmico, cognição e atenção, flexibilidade, força muscular e aptidão cardiorrespiratórias, além de atividades físicas lúdicas e caminhadas ao ar livre.

RESULTADOS

De acordo com a gestora Socorro Cunha, o “Lucrécia + Ativa” vem proporcionando inúmeros benefícios para seus participantes como controle da pressão arterial, redução de peso, vida ativa, ganho de força, equilíbrio, autoestima, inserção no convívio social, controle do sono, ansiedade e muitos outros.

“O projeto ‘Lucrécia + Ativa’, sem dúvidas, mostra a importância de sua atuação na vida da população. O ‘Lucrécia + Ativa’ vai além da movimentação do corpo, pois o projeto proporciona para seus usuários uma nova oportunidade de vida ativa, devolvendo e conscientizando as pessoas sobre a importância do cuidado com o corpo, saúde e estilo de vida”, apontou a secretária de saúde.

VIVÊNCIAS

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.

Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/.