O município de Severiano Melo, localizado na sexta região de saúde do Rio Grande do Norte (Alto Oeste) tem investido em ações voltadas à promoção da saúde e do bem-estar da população. Uma das iniciativas em destaque, desenvolvidas sob a perspectiva do secretário municipal de saúde, Sales Bessa, é a prática da atividade física funcional por meio da Academia da Saúde do município, que tem colhido resultados positivos na melhoria da qualidade de vida dos seus usuários.
De acordo com o secretário, a atividade física funcional, orientada por profissionais de educação física, tem se mostrado uma importante aliada na prevenção e no controle de doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer. Além disso, os benefícios vão além do corpo: praticar exercícios regularmente ajuda a reduzir o estresse, melhora a qualidade do sono, estimula as funções cognitivas e promove o equilíbrio emocional.
“Para ampliarmos a conscientização sobre a importância dessas atividades, a comunicação da Prefeitura de Severiano Melo produziu um vídeo com depoimentos e imagens reais das turmas que participam dos treinos funcionais. A proposta da produção é mostrar na prática como a atividade tem impactado positivamente a vida dos participantes”, destacou Sales Bessa.
ENTENDA
A ação integra um conjunto de políticas públicas de saúde que visam não apenas tratar doenças, mas investir na prevenção e na qualidade de vida dos cidadãos. Com a continuidade das atividades e a ampliação do acesso, Severiano Melo se firma como um exemplo de cuidado com a saúde da população por meio da promoção de hábitos saudáveis e da valorização da prática de exercícios físicos.
Ainda de acordo com o secretário, entre os benefícios observados estão a melhoria do condicionamento físico, o aumento da força muscular, melhor coordenação motora, mais equilíbrio e flexibilidade, além da redução no risco de lesões. “Em muitos casos, os praticantes relatam ainda melhorias significativas no humor, autoestima e sensação geral de bem-estar”, disse, reforçando que a atividade funcional é gratuita e aberta à comunidade, sendo mais uma ferramenta da gestão municipal para transformar a saúde pública de forma humanizada e eficiente.