CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 11 de abril de 2022

VIVÊNCIAS DO SUS NOS RECANTOS POTIGUARES: MUNICÍPIO DE VIÇOSA REALIZA AÇÕES DENTRO DO “MULHER 360”

Por Ascom Cosems-RN

Em alusão ao dia internacional da mulher, comemorado em 08 de março, a equipe multiprofissional da atenção primária de Viçosa, município localizado na sexta região de saúde (Alto Oeste), desenvolveu ação intitulada de “Mulher 360”. A ação educativa, aconteceu no último dia 09 de março, na praça Horácio Turíbio, às 17h30 horas.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Vanda Campos, o “Mulher 360” teve o objetivo de incentivar as mulheres a realizarem atividades físicas, através da Dança; conscientizar as viçosenses sobre a importância da prática regular de exercícios físicos e realização de exames preventivos regulares, tendo em vista a promoção da saúde e prevenção de doenças; e demonstrar os benefícios da busca pelo estilo de vida saudável, na busca pela saúde física e mental.

“A mulher, em todo o seu ciclo vital, é permeada por processos que vão se modificando e se transformando a cada dia. Deste modo, a atenção à saúde das mulheres deve entendê-las em toda a sua totalidade e especificidades, visando garantir qualidade de vida em cada ciclo. Assim, temos a integralidade como a concretização de práticas de atenção que garantam o acesso das mulheres a ações resolutivas construídas segundo as especificidades do ciclo vital feminino e do contexto em que as necessidades são geradas”, destacou Vanda Campos.

Ainda de acordo com a secretária de saúde, o cuidado deve ser permeado pelo acolhimento com escuta sensível de suas demandas, valorizando-se a influência das relações de gênero, raça, cor, classe e geração no processo de saúde e de adoecimento das mulheres.

AVALIAÇÃO

“Percebemos uma grande adesão das mulheres, na busca pela promoção da saúde e qualidade de vida. Observamos que, através da dança, as mulheres puderam se sentir à vontade para praticar a atividade física, o que contribuiu tanto para sua saúde física como a mental”, considerou a secretária Vanda Campos.

PROGRAMAÇÃO

Inicialmente, foi realizada roda de conversa com as mulheres acerca da importância de realizar exames preventivos, de forma periódica, em todos os ciclos de vida das mulheres, bem como sobre os benefícios da prática regular de atividade física.

Em outro momento foram realizadas danças, onde uma educadora física ministrou várias coreografias de acordo com as músicas. Na ocasião, todas as participantes ganharam camisetas do evento “Mulher 360”.

Por fim, foi servido lanche saudável para incentivar ainda mais a busca pela qualidade de vida da mulher.

 

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.

Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/