CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 26 de abril de 2022

VIVÊNCIAS DO SUS NOS RECANTOS POTIGUARES: UMARIZAL DESENVOLVE AÇÕES DENTRO DO SAÚDE NA ESCOLA

Por Ascom Cosems-RN

Localizado na região do Alto Oeste Potiguar (6ª região de saúde), o município de Umarizal tem a frente da pasta da saúde a secretária Clarice Anilena. Durante o mês de abril, em instituições de ensino do município, foram realizadas ações do Programa Saúde na Escola (PSE).

“Na oportunidade foram desenvolvemos atividades educativas com orientações sobre a higiene bucal em tempos de pandemia”, frisou a secretária municipal de saúde, lembrando que o PSE é uma importante iniciativa do Ministério da Saúde, que desenvolve atividades que contemplam um rol de temas obrigatórios e livres de acordo com o perfil epidemiológico do município.

Ainda segundo Clarice Anilena, a temática foi escolhida através de uma iniciativa das equipes da Atenção Primária, por meio das equipes de Saúde Bucal, com total apoio da Prefeitura Municipal de Umarizal.

“A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. A articulação entre escola e unidade de saúde é, portanto, uma importante demanda das nossas equipes”, frisou a secretária, lembrando que nas ações os alunos da rede municipal de ensino receberam kits de higiene bucal.

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.

Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/.