Nesta segunda-feira (15) o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) debateu a campanha Maio Cinza, que busca conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce do câncer cerebral. Proposição da deputada estadual Cristiane Dantas (SDD) as discussões aconteceram na Assembleia Legislativa.
Os debates também contaram com as presenças de membros da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, neurocirurgiões que atuam nos principais hospitais públicos e privados do RN, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério Público e da sociedade civil, dentre outros.
“Conforme pontuado pelos especialistas, o câncer cerebral afeta 4% da população e está entre os 10 tipos de tumores que mais causam mortes no Brasil”, pontuou Dailva Bezerra (SMS Boa Saúde), vice-presidente do Cosems-RN, lembrando que o sistema de regulação potiguar está com longa fila nos mais diversos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda de acordo com Dailva Bezerra, muitas vezes os gestores municipais não sabem o que dizer à população, pois as filas de regulação não andam e os pacientes não são chamados para realizarem seus exames.
Em sua fala, a vice-presidente Dailva Bezerra também mostrou a importância de os municípios passarem por capacitação sobre prevenção e o tratamento precoce do câncer cerebral. Bezerra também mostrou a dificuldade na pactuação de consultas de neurologia junto ao HUOL (Hospital Universitário Onofre Lopes) e a necessidade de viabilização de consórcios para melhorar as demandas de saúde relativas ao tema.