CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 1 de fevereiro de 2021

Cosems acolherá novos secretários municipais de saúde do RN em evento virtual

Debates sobre o momento atual do SUS, agenda do gestor, responsabilidades administrativas e financeiras, programa Previne Brasil e sistemas de informações pautarão Acolhimento de Gestores 2021

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) realizará, na próxima quinta-feira (04), das 09h às 12h e das 14h às 17h, o Acolhimento de Gestores 2021. A realização do evento contará com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Em decorrência da pandemia de COVID-19 o Acolhimento 2021 acontecerá de forma híbrida, no formato virtual para os secretários municipais de saúde e presencial para palestrantes e representações das regiões e regionais de saúde: vice-presidentes regionais, coordenadores das Comissões Intergestores Regionais (CIRs), gerentes de Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps), representantes do Cosems na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), diretoria executiva do Cosems e coordenadores da da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O evento virtual será transmitido pelo canal do Youtube do Cosems-RN.

Representações da Sesap, do Conselho Estadual de Saúde (CES), do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS) no RN, do Ministério Público (MP), do Núcleo de Apoio em Saúde Coletiva da Universidade Federal do RN (NESC/UFRN), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) marcarão presença nas discussões.

“Momento único e de grande importância para nós, que fazemos parte do Conselho de Secretarias, e para os gestores, principalmente os que estão chegando agora. O Acolhimento de Gestores é o momento dos secretários se aproximarem e absorverem informações técnicas primordiais para o início da gestão”, destacou a presidente do Cosems, Maria Eliza Garcia.

PROGRAMAÇÃO

Das 8h às 9h, do dia 04 de fevereiro, acontecerá o credenciamento dos presentes e a entrega do material. A partir das 9h acontecerá a abertura oficial do evento com falas do Cosems, Sesap, CES, NEMS, CONASEMS, MP, NESC/UFRN, SMS Natal e FEMURN.

Entre 10h e 12h acontecerá a Mesa 1, que abordará a “missão, momento atual e agenda do gestor de saúde”. Às 12h o evento terá uma breve pausa pro almoço. As atividades serão retomadas às 14h e se estenderá até às 17h, onde acontecerá a Mesa 2, que debaterá as “responsabilidades administrativas e financeiras, o programa Previne Brasil e os Sistemas de informações”.

O encerramento do Acolhimento de Gestores 2021 acontecerá após a conclusão da segunda mesa.