CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 19 de julho de 2021

Cosems debate construção da Política Estadual de Atenção Especializada

Por Ascom Cosems-RN

Representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) estiveram presentes, nesta segunda-feira (19), na Escola de Governo do RN, em Natal, na ocasião da oficina que buscou viabilizar a construção da Política Estadual de Atenção Especializada, com recorte na Atenção Ambulatorial Especializada, em território potiguar.

“Estivemos reunidos com o intuito de trabalharmos a saúde ambulatorial especializada, onde existe um grande gargalo nos municípios e nas regiões por não termos definida uma política de atenção ambulatorial especializada, inclusive no tocante ao financiamento. Aliás, neste momento em que discutimos a implantação dos Consórcios Interfederativos de Saúde Pública temos que trabalhar para termos uma política organizada e estruturante no RN”, destacou Maria Eliza Garcia (Doutor Severiano), presidente do Cosems-RN.

A oficina, uma realização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), reuniu gerentes de Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs), técnicos da Secretaria de Estado, Conselho Estadual de Saúde e Cosems. Do Conselho de Secretarias, além da presidente Maria Eliza Garcia, também estiveram presentes o secretário executivo Sueldo Queiroz, a assessora técnica Solane Costa e a diretora financeira Ângela Wilma (Major Sales).

TEMAS

As discussões foram focadas na integração entre ações de atenção e vigilância em saúde; resolutividade, trabalho interprofissional e gestão da clínica; regionalização e regulação do acesso; novas tecnologias: telessaúde/telemedicina; e integração com a rede de educação permanente em saúde e controle social.