A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) realizou, nesta quinta-feira (18), a 6ª Oficina do Programa FortaleceSES, iniciativa voltada ao fortalecimento da função gestora das Secretarias Estaduais de Saúde na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro aconteceu no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal.
O FortaleceSES é um programa desenvolvido em parceria entre o Ministério da Saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com o objetivo de qualificar gestores e equipes técnicas, aprimorando os processos de planejamento, gestão e governança do SUS nos estados. Durante o encontro, foram discutidos desafios e estratégias para o fortalecimento da gestão estadual da saúde, com foco na integração das políticas públicas, no planejamento estratégico e na qualificação da tomada de decisões.
A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), Terezinha Rêgo, destacou a importância da iniciativa. “A qualificação profissional é uma garantia de que as políticas públicas serão efetivadas, principalmente neste período de fragilidades”, afirmou. Ainda de acordo com Terezinha Rêgo, a 6ª Oficina integra o ciclo de atividades do triênio 2024–2026, reafirmando o compromisso das instituições parceiras com o fortalecimento do SUS e a melhoria contínua da gestão pública em saúde no Rio Grande do Norte.
Ainda na programação estiveram presentes a subsecretária de Gestão e Planejamento da Sesap, Kátia Correia; a representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS), Cristiane Fialho; o diretor de Planejamento da Sesap, Douglas Enedino; a apoiadora do projeto no Rio Grande do Norte pelo Hospital Oswaldo Cruz, Aline Fiori; e a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Alcléa Costa.