CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 9 de novembro de 2021

COSEMS DESTACA AÇÕES REALIZADAS NOS MUNICÍPIOS POTIGUARES EM VIRTUDE DO “OUTUBRO ROSA”

Por Ascom Cosems-RN

Seguindo a mesma tendência do “Setembro Amarelo”, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), ao longo do mês de outubro, estimulou os gestores em saúde do Estado a divulgarem de forma mais assídua as ações desenvolvidas durante o “Outubro Rosa”,  campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

“Viabilizar ações que destaquem o ‘Outubro Rosa’ é de suma importância para os municípios, pois a questão do câncer de mama e de colo do útero ainda é algo muito forte em nossa sociedade e que precisa ser melhor trabalhada para que vidas femininas possam ser preservadas”, frisou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia Soares (Doutor Severiano).

Ainda de acordo com a presidente Eliza Garcia, o Conselho de Secretarias é forte apoiador da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) e incentiva constantemente que os gestores não só realizem, mas também divulguem suas ações de saúde para que a população dos 167 municípios do Estado fique ciente, cada vez mais, da abrangência e importância do SUS.

AÇÕES MUNICIPAIS

Imagem 1 – Populares durante caminhada de conscientização sobre a saúde da mulher, realizada durante a campanha “Outubro Rosa”, em Barcelona.

 

Imagem 2 – Durante o “Outubro Rosa”, em Parazinho houveram palestras, atendimento especializado, caminhadas e muita dança para incentivar a mulherada a manter a saúde em dia.

 

Imagem 3 – O Dia D da campanha “Outubro Rosa”, em Severiano Melo, realizado em 26 de outubro, contou com diversas ações: preventivo, autoexame de mama, aferição de PA, aferição de glicemia, testes rápidos para HIV/Sífilis/Hepatites B e C, dentre outros.

 

Imagem 4 – Evento realizado em 27 de outubro, ao lado da igreja de São João Batista, em Jardim de Angicos, com a realização de depoimentos de mulheres, dança, entrega de brindes e um delicioso lanche.

 

Imagem 5 – Durante o mês de outubro, em Messias Targino, foram realizados exames preventivos, orientações sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero, e divulgação no comércio e órgãos públicos sobre atendimento noturno para as mulheres, dentre outros.

 

Imagem 6 – O município de Lagoa Nova finalizou o mês de outubro com mais de 170 coletas de exames citopatológicos.

 

Imagem 7 – Dentro do “Outubro Rosa”, a Secretaria de Saúde de Rafael Fernandes levou às comunidades rurais do município o Projeto “Saúde mais perto de você”. O Projeto tem o intuito de levar políticas públicas de promoção à saúde e cidadania às mulheres da zona rural do município.

 

Imagem 8 – Mulheres em Lucrécia durante ações do “Outubro Rosa”.

 

Imagem 9 – Dentro da programação do “Outubro Rosa”, o município de Tibau realizou em 27/10, na Câmara Municipal de Vereadores, palestra com a médica mastologista, Carolina Diógenes, sobre a prevenção primária e secundária do câncer de mama.

 

Imagem 10 – O município de Boa Saúde realizou passeio ciclístico como forma de orientar as mulheres sobre a importância do “Outubro Rosa”.

 

Imagem 11 – A Gestão Municipal de Campo Grande realizou, em 29 de outubro, grande caminhada pelas ruas da cidade, além de relatos de experiência, dança e muito entretenimento. Ao longo do mês de outubro, em alusão ao “Outubro Rosa”, as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação voltaram suas ações para a promoção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Imagem 12 – Secretaria Municipal de Saúde de São José de Mipibu realizou, no último dia 29 de outubro, palestra sobre prevenção do câncer de mama que debateu a importância de uma boa alimentação e realização de atividade físicas para a prevenção e combate do câncer de mama.

 

Imagem 13 – A Secretaria de Saúde de Macau, durante o “Outubro Rosa”, trabalhou junto com a população sobre a promoção e prevenção ao câncer de mama, onde reuniu mulheres do município em suas UBSs, da zona rural e urbana.

 

Imagem 14 – As Unidades Básicas de Saúde de São Gonçalo do Amarante promoveram, durante todo o mês de outubro, ações com foco na prevenção do câncer de mama. A Prefeitura Municipal disponibilizou ainda mais de 500 mamografias para detecção precoce do câncer de mama. Os exames foram destinados para mulheres de 50 a 69 anos e mulheres de qualquer idade com histórico da doença na família.

 

Imagem 15 – A Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos, por meio do Setor de Atenção Básica, realizou, em 27 de outubro, a 1ª Corrida e Caminhada “DESPERTE O PODER QUE EXISTE EM VOCÊ” alusiva ao “Outubro Rosa”. O evento contou com mais de 400 participantes.

 

Imagem 16 – Equipe de Água Nova responsável por ações do “Outubro Rosa”.

 

Imagem 17 – Município de Vera Cruz realizou a Semana da Mulher, evento em alusão ao “Outubro Rosa”, entre os dias 18 e 23 de outubro.