CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 4 de maio de 2021

Cosems e Sesap são apresentados às ações de fortalecimento da política de saúde materno infantil do Ministério da Saúde

Por Ascom Cosems-RN

Nesta segunda-feira (04) o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) se fez presente, na sede do Poder Executivo Estadual, para participar de reunião que marcou a visita do titular da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, ao Rio Grande do Norte.

Com agendas por todo o país, o secretário de Atenção Primária à Saúde reuniu, na governadoria, parte do corpo técnico do Ministério e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), além de gestores municipais, através do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN).

O encontro teve o objetivo de apresentar ações de fortalecimento da política de saúde materno infantil, em tempo de pandemia de Covid-19, visando a redução da mortalidade materna e infantil e a qualificação da rede assistencial neonatal no Estado.

“A parceria entre união, estados e municípios é muito importante neste momento, principalmente quando se tem a consciência que tudo acontece nos municípios. Os municípios precisam de mais investimentos na área da saúde, pois, além da pandemia, outras patologias também estão nos afetando”, destacou a primeira vice-presidente do Cosems-RN e titular da Secretaria Municipal de Boa Saúde, Dailva Bezerra.

Presente também ao encontro o segundo vice-presidente do Conselho de Secretarias e gestor municipal de saúde de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões, reconheceu que a Sesap tem papel fundamental na condução da política de atenção primária junto aos municípios. Simões também deu créditos ao Cosems e elogiou a forma que a presidente Maria Eliza Garcia conduz o Colegiado, principalmente nesta área.

Por fim, a assessora técnica da Atenção Básica do Cosems-RN, Celiza Garcia, elogiou a consciência do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, em relação aos municípios terem equipe capacitadas na atenção primária e prontas para atenderem a população. “O Previne Brasil e Centros Covid têm sido pauta constante em nossas reuniões ordinárias mesmo que não surjam novidades. A bandeira do Cosems é orientar, mostrar, estar junto ao gestor e montar estratégias para auxilia-los para evitar ao máximo a perda de recursos”, ressaltou.