CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 7 de julho de 2021

Cosems participa de nova rodada de discussões sobre implantação de Consórcio Interfederativo de Saúde no RN

O Consórcio visa ampliar a oferta assistencial de forma cooperada entre Estado e municípios

Por Ascom Cosems-RN

Presente em mais uma rodada de debates sobre a implantação do Consórcio Interfederativo de Saúde Pública no Estado, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) desta vez discutiu o assunto com prefeitos, com a governadora Fátima Bezerra, com gestores de saúde e com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), dentre outros. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (7), de forma híbrida – presencial e online pela plataforma Zoom – na Governadoria, em Natal.

De acordo com os debates realizados no encontro, os primeiros Consórcios deverão ser implementados pelo Seridó, Vale do Açu, Alto Oeste e Mato Grande, somando esforços entre o Governo e os municípios para ampliar o acesso à saúde para a população dessas regiões. O consórcio implementará, em especial, serviços de urgência e emergência hospitalar, unidades de pronto atendimento, centros de especialidades odontológicas e atendimento de urgência cardiológica e ortopédica, entre outros serviços relacionados à saúde.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia (gestora ee Doutor Severiano), em sua apresentação reafirmou a importância da implantação do Consórcio. “Teremos a saúde antes e depois do Consórcio. Acredito que o Consórcio é um caminho para suprir as lacunas que temos hoje na saúde de todos os municípios”, refletiu ela, reforçando que a partir do Consórcio a saúde terá gestão compartilhada e quem ganhará será o cidadão potiguar.

Na oportunidade, a primeira vice e o segundo vice-presidente do Cosems, respectivamente, Dailva Bezerra e Jalmir Simões, também participaram do encontro. De forma presencial, o gestor de São Gonçalo do Amarante representou o prefeito de seu município, Paulo Emídio, na audiência.