CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 25 de novembro de 2025

Cosems reforça parceria com municípios em capacitação sobre metodologia de ovitrampas promovida pela Sesap

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica e da Equipe de Arboviroses, realizou nesta terça-feira (25) a Capacitação da Metodologia de Ovitrampas, na Escola de Saúde Pública do RN, em Natal. A atividade integra o Projeto de Fortalecimento das Ações de Vigilância Entomológica, desenvolvido com apoio do Ministério da Saúde e Fiocruz, e tem como objetivo qualificar equipes municipais para implementação do monitoramento entomológico por armadilhas de oviposição — ferramenta estratégica no enfrentamento às arboviroses.

Além do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), que na ocasião foi representado pelo secretário-executivo Sueldo Queiroz, a mesa de autoridades também contou com representações da Sesap, Ministério da Saúde, Fiocruz, Superintendência do Ministério da Saúde no RN e Ministério Público. Participam da formação operadores da vigilância epidemiológica dos municípios de São José de Mipibu, Mossoró, Assú, João Câmara, Ceará-Mirim, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, São Miguel, Extremoz, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

Na oportunidade, Sueldo Queiroz destacou a importância da iniciativa para fortalecer o trabalho conjunto entre Estado e municípios. Ele reforçou que a participação do Conselho é fundamental para qualificar as ações de vigilância e ampliar a capacidade técnica das equipes locais no combate às arboviroses. O secretário-executivo também ressaltou que o momento representa um avanço esperado há anos pelos municípios.

“É um momento importante, onde nós sempre buscamos realizar esse processo de controle vetorial de forma mais efetiva nos municípios. Nossa expectativa é de expansão para novos municípios no ano de 2026”, declarou, reforçando o compromisso do Cosems com a modernização e o fortalecimento das ações de vigilância entomológica no RN, visando a redução de riscos e melhoraria na resposta frente às arboviroses.