A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) e secretária municipal de Saúde de Doutor Severiano, no Alto Oeste potiguar, Maria Eliza Garcia, participou, como diretora de municípios de pequeno porte do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), na manhã desta sexta-feira (30), de dois importantes debates durante o Diálogo Saúde Regional Nordeste – Global Forum, realizado na Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, em Natal. O encontro reúne lideranças, gestores, profissionais e instituições de saúde para discutir estratégias de fortalecimento da Atenção Primária (APS) e sua integração com a assistência especializada na jornada dos pacientes oncológicos.
Com o tema central “A força da Atenção Primária na transformação da oncologia”, o evento é uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer. Na programação da manhã, Maria Eliza participou como debatedora das mesas “O Nordeste como protagonista de uma nova agenda para o câncer” e “Da suspeita ao diagnóstico: a APS como porta de entrada para o cuidado oncológico oportuno”.
Durante as discussões, a presidente do Conselho de Secretarias chamou atenção para os desafios enfrentados principalmente pelos municípios de pequeno porte, que, apesar de contarem com a Atenção Primária como porta de entrada do SUS, muitas vezes não dispõem de estrutura própria para oferecer os serviços especializados necessários à continuidade do cuidado oncológico.
Maria Eliza destacou a angústia vivenciada por pacientes, familiares e profissionais de saúde quando exames preventivos apresentam alterações e o acesso aos procedimentos, consultas e diagnósticos especializados não acontece em tempo oportuno. “Não adianta fazermos toda a parte preventiva se não tivermos uma regulação que funcione e uma oferta de serviços garantida. São dois pontos fundamentais para assegurar que essa pessoa consiga dar continuidade ao seu cuidado e tenha acesso ao tratamento no tempo necessário”, ressaltou.
A gestora também defendeu maior integração e definição das responsabilidades entre União, estados e municípios, considerando as diferentes capacidades financeiras e estruturais dos territórios. Segundo ela, não é possível exigir que municípios de pequeno porte assumam, com recursos próprios, serviços que precisam ser organizados regionalmente e compartilhados entre os entes federativos.
Outro aspecto enfatizado foi a necessidade de fortalecer a regionalização da assistência, garantindo que o trabalho desenvolvido pelas equipes da APS tenha continuidade nos demais níveis de atenção. Para Maria Eliza, prevenção, regulação, oferta de serviços e planejamento precisam caminhar juntos para que o diagnóstico precoce se transforme efetivamente em acesso ao tratamento.
PACTO ONCONORDESTE
A agenda da presidente do Cosems terá continuidade nesta sexta-feira, às 17h, com sua participação no ato institucional de adesão e assinatura do Pacto OncoNordeste pela Eliminação do Câncer do Colo do Útero. O momento reunirá representantes de instituições participantes em torno de compromissos regionais voltados ao enfrentamento da doença.
A iniciativa integra a programação do Diálogo Saúde Regional Nordeste – Global Forum, que busca aproximar gestores, instituições de referência em oncologia, profissionais, academia e sociedade civil na construção de estratégias para transformar as políticas públicas em ações concretas nos territórios.