CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 29 de agosto de 2023

COSEMS-RN DEBATE DESCENTRALIZAÇÃO DE AÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Por Ascom Cosems-RN

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participou, na manhã desta terça-feira (29), da abertura do II Fórum Estadual de Vigilância Sanitária. Uma realização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária, o evento acontece até essa quarta-feira (30), na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio Sales, em Natal, com o objetivo de trabalhar temas referentes à descentralização das ações de Vigilância Sanitária.

Este evento marca oito anos da promulgação da lei n.º 13.098/2015, que fixou o dia 05 de agosto como Dia Nacional da Vigilância Sanitária, marcando o reconhecimento da importância dessa área responsável por diversas ações de preservação da saúde da população. Além de gestores e profissionais das vigilâncias municipais, o encontro também contou com a participação de representantes da Sesap, do Ministério Público, do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, da Junta Comercial do RN, da Universidade Federal do RN e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), dentre outros.

De acordo com Dailva Bezerra, secretária municipal de saúde de Boa Saúde e vice-presidente do Cosems-RN, o Conselho de Secretarias está sempre aberto ao diálogo para fortalecer as políticas públicas na área do Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo da descentralização das ações de Vigilância Sanitária.

“Estamos dando continuidade a mais um evento de Vigilância Sanitária. Ano passado a gente participou e, naquele momento, também reafirmamos que a educação permanente está se fortalecendo”, lembrou Dailva, mostrando também a importância de dar continuidade a esta política para que ela chegue cada vez mais aos municípios, pois são nesses territórios que tudo acontece.

O secretário executivo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte, Sueldo Queiroz, também prestigiou o evento.