CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 18 de dezembro de 2023

COSEMS-RN DEBATE REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO RN DURANTE “SEMINÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL: LIBERDADE E TERRITÓRIO”

Por Ascom Cosems-RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde, Subcoordenadoria de Redes de Atenção e Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas com apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte e Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (CAOP Saúde), realizou, na manhã desta segunda-feira (18), o “Seminário Estadual de Saúde Mental: Liberdade e Território”, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal.

O evento é direcionado para coordenadores de Atenção Primária em Saúde, coordenadores de saúde mental, representantes de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento, Hospital dos Pescadores, Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Pediátrico de Natal, Hospital Municipal Henderson Josino (Patu), Unidade de Acolhimento e Serviço Residencial Terapêutico e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) que, na oportunidade, foi representado por sua vice-presidente, Dailva Bezerra (Boa Saúde). No evento também estiveram representações do Ministério da Saúde e Ministério Público.

Em suas colocações a vice-presidente do Cosems-RN classificou o momento como importante e necessário. “Sabemos que essa política vem de uma história de muito sofrimento. Após quatro anos adormecida, essa política vem numa retomada necessária em nosso país”, pontuou Dailva Bezerra, apontando a necessidade de a política saúde mental ser intensificada e estruturada no Rio Grande do Norte.

Ainda de acordo com Dailva Bezerra, a estruturação da Rede de Atenção Psicossocial se faz necessária no Rio Grande do Norte uma vez que a pandemia afetou e muito o psicológico da população em geral, em todos seus níveis, e as gestões municipais estão com dificuldades em encaminhar seus pacientes.