CORONAVÍRUS (COVID-19): Material educativo - Faça o download aqui

Postado 3 de julho de 2025

Cosems-RN defende bem-estar, saúde e qualidade de vida para trabalhadores e trabalhadoras do SUS durante 5ª CESTT

Por Ascom Cosems-RN

Entre os dias 3 e 5 de julho, o Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), em Natal, sedia a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT), reunindo profissionais de saúde, gestores públicos, representantes sindicais e autoridades para discutir um tema urgente e muitas vezes negligenciado: o direito à saúde no ambiente de trabalho.

Organizada pelo Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (CES-RN), a Conferência é um passo decisivo na construção de políticas públicas mais justas e eficazes para os trabalhadores e trabalhadoras potiguares. O evento integra a agenda nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) e conta com a participação ativa de representantes do Ministério Público, Ministério da Saúde, Sesap, Conselho Nacional de Saúde, movimento sindical e Tribunal de Contas.

Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), a secretária municipal de saúde de Macaíba, Sâmara Briget, destacou a importância da pauta. “A fala sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora deve estar presente no cotidiano de nós gestores. Enquanto secretária municipal de saúde e representante do Cosems, estou aqui para defender que essa fala não se restrinja só ao bem-estar desses profissionais, mas abranja também a dignidade e a qualidade de vida dentro de nossos serviços”, afirmou.

DETALHES

A 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT) está estruturada em três eixos temáticos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e seus impactos na saúde dos trabalhadores; e Participação popular como instrumento de controle social na saúde do trabalhador.

Ao longo dos três dias, os participantes irão deliberar sobre 76 propostas e 27 diretrizes voltadas tanto para o âmbito estadual quanto nacional. Um dos pontos altos do encontro será a eleição de 36 delegados, representando as oito regiões de saúde do Estado, que levarão as demandas potiguares à etapa nacional da conferência, em Brasília/DF.